A correlação negativa entre número de empresas e tamanho de mercado na indústria brasileira:

uma Revisão Histórica da Teoria de John Sutton

Autores

  • Rodrigo Surcan dos Santos

Palavras-chave:

Estruturas de mercado., Estrutura, Conduta., Desempenho, Oligopólio

Resumo

O presente artigo pretende analisar a correlação negativa entre o tamanho de determinados mercados de produto e o
número de empresas no referido mercado, particularmente nos casos de mercados que apresentam custos endógenos
substanciais, como mercados altamente intensivos em investimentos em propaganda ou intensivos em inovação tecnológica, pesquisa e desenvolvimento. Por meio de uma análise das teorias empregadas em modelos de oligopólio, e na relação de causalidade entre a estrutura do mercado, a conduta dos participantes do mercado e o desempenho das indústrias no setor, pretende-se analisar as possíveis conseqüências de uma operação de concentração em um mercado que apresente essas características e como a teoria econômica, aplicada na análise de oligopólios, pode auxiliar os órgãos de defesa da concorrência a prever os possíveis reflexos de uma concentração econômica nestes mercados em particular.

Biografia do Autor

Rodrigo Surcan dos Santos

Coordenador-Geral de Andamento Processual do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE;
Mestrando em Direito Econômico e Financeiro pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – FD/USP;
Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São
Paulo – FEA/USP;
Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – FD/USP.

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Publicado

2021-05-19