A correlação negativa entre número de empresas e tamanho de mercado na indústria brasileira:
uma Revisão Histórica da Teoria de John Sutton
Palavras-chave:
Estruturas de mercado., Estrutura, Conduta., Desempenho, OligopólioResumo
O presente artigo pretende analisar a correlação negativa entre o tamanho de determinados mercados de produto e o
número de empresas no referido mercado, particularmente nos casos de mercados que apresentam custos endógenos
substanciais, como mercados altamente intensivos em investimentos em propaganda ou intensivos em inovação tecnológica, pesquisa e desenvolvimento. Por meio de uma análise das teorias empregadas em modelos de oligopólio, e na relação de causalidade entre a estrutura do mercado, a conduta dos participantes do mercado e o desempenho das indústrias no setor, pretende-se analisar as possíveis conseqüências de uma operação de concentração em um mercado que apresente essas características e como a teoria econômica, aplicada na análise de oligopólios, pode auxiliar os órgãos de defesa da concorrência a prever os possíveis reflexos de uma concentração econômica nestes mercados em particular.