Venda casada:

interface entre a defesa da concorrência e do consumidor

Autores/as

  • Arthur Badin

Palabras clave:

Direito Econômico, Direito do Consumidor, Venda Casada

Resumen

A venda casada, não obstante seja uma das mais comuns e disseminadas práticas empresariais, é ainda um tema mal
resolvido no direito brasileiro. Negligenciada pela doutrina nacional e refém de uma babel de normas abertas e contraditórias, a prática raríssimas vezes foi objeto de apreciação pelos tribunais administrativos e judiciários do Brasil, do que decorrem a tibieza do instrumental teórico e a incipiência da técnica jurídica. O presente trabalho pretende abordar, de forma panorâmica, os principais aspectos da venda casada, sobretudo a partir das experiências jurídica e econômica norte-americanas, para inferir a racionalidade subjacente à prática e esboçar os quesitos analíticos para caracterização de seu uso ilegítimo ou lesivo. Ao final, estressando os dissensos entre as perspectivas da defesa do consumidor e a da concorrência, o artigo busca propor uma solução de síntese a respeito da venda casada, que dirima a aparente antinomia entre os dois microssistemas jurídicos.

Biografía del autor/a

Arthur Badin

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
Chefe de Gabinete da Secretaria de Direito Econômico - MJ.
Presidente do Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos.
Especialista em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Especialista em Defesa da Concorrência e Regulação pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas.
Advogado.

Publicado

2021-05-19