Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word.
  • O texto está em português, inglês, espanhol ou francês; espaçamento: 1,5; fonte: Times New Roman; Tamanho: 12; margens: superior e inferior - 2 cm; direita e esquerda - 3 cm. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos abaixo, em "Submissões"
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções abaixo foram seguidas.

    Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

    1. Os autores do documento excluiram do texto seus próprios nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de seus próprios nomes, título do artigo, etc.
    2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Aqruivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
    3. Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.

     

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES GERAIS

- Deve constar no documento do artigo: (i) Título, resumo e palavras-chave em português e em inglês, para artigos em outro idioma, deverão ser feitos no idioma original, em inglês e em português (ii) o resumo deve ter entre 100 e 150 palavras; (ii) entre 4 e 6 palavras-chave; (iii) códigos de classificação JEL.

- Os autores não devem indicar a autoria no arquivo do trabalho enviado. Os dados para publicação, nome completo, titulação, instituição e e-mail, devem constar no cadastro da plataforma;

- O documento do artigo não deve conter nenhuma marca de revisão ou comentários;

- Idioma: português, inglês, espanhol ou francês;

- Número de páginas: mínimo de 15 e máximo de 35;

- O texto será submetido em documento do Microsoft Word com as seguintes formatações:

  • Papel A4;
  • Fonte Times New Roman tamanho 12 para o texto e tamanho 10 para citações de mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, legendas das ilustrações tabelas e gráficos;
  • Margens: superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2 cm;
  • Alinhamento: justificado;
  • Espaçamento: 1,0 para Resumo, Abstract, citações com mais de 3 linhas e 1,5 para texto, sem espaçamento entre os parágrafos;
  • Os arquivos que contiverem fórmulas deverão ser acompanhados de demonstrações ao final do artigo para que os pareceristas possam melhor analisar os resultados apresentados;
  • Tabelas e quadros deverão estar no formato de texto e não como figura;
  • O template para formatação do artigo pode ser consultado aqui.

- Citações, de acordo com a ABNT NBR 10.520/2002:

  • Citações de até três linhas devem permanecer no corpo do texto no formato Sobrenome, (ano) ou (SOBRENOME, ano, página) no caso de citação direta, entre aspas;
  • Citações diretas com mais de três linhas deverão vir sem aspas, com recuo de 4cm, texto justificado, espaçamento simples e tamanho 10.

- Referências bibliográficas, de acordo com a ABNT NBR 6023/2018:

  • Devem estar indicadas em uma lista única ao final do artigo, com espaçamento simples, em Times New Roman tamanho 12, alinhamento à esquerda, em ordem alfabética por sobrenome de autor;
  • Referências de obras exclusivamente em meio eletrônico devem indicar a URL disponível e a data de acesso.

- A versão final do trabalho deverá contar com uma folha de rosto com o título do artigo, nome do(s) autor(es), instituição(ões) a que está(ão) vinculado(s), resumo, palavras-chave e classificação JEL (para artigos em Economia). Título, resumo e palavras-chave devem ser feitos em português e em inglês, para artigos em outro idioma, deverão ser feitos no idioma original, em inglês e em português. Os agradecimentos, esclarecimentos, dados para contato, assim como mês e ano de submissão e de aceitação do artigo serão inseridos na nota de rodapé da página inicial do trabalho.

 

DIRETRIZES METODOLÓGICAS

Metodologia a ser seguida pelos artigos publicados na Revista de Defesa da Concorrência. Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Considerações iniciais: um artigo publicado em uma revista científica de Direito, ou Economia visa a clarificar um elemento ou acontecimento específico e importante de um campo jurídico ou econômico. O autor deve, por um lado, contribuir para o conhecimento científico e deve, por outro, explicar como e por que sua contribuição é relevante. Para que tal propósito seja concretizado, espera-se que o artigo vá diretamente ao ponto problemático que o autor decidiu estudar. O artigo deve, dessa forma, ser conciso, ter uma apresentação clara e um foco preciso. Ele deve evitar desvios desnecessários ao tema, e sua construção deve ser suficientemente acessível para que o leitor compreenda, de imediato, o problema, o contexto, a análise, a (clara) resposta ao problema, a conclusão - e, eventualmente, a proposição. Estas são as recomendações preliminares que são esperadas dos artigos enviados para a Revista de Defesa da Concorrência. Mais especificamente, espera-se que os autores incluam certos elementos (I) nas suas contribuições e evitem outros (II).


I. Elementos que os autores devem incluir nas suas contribuições.

1. O artigo deve ser encabeçado por um título, por um resumo e pelas palavras-chave, estas devendo estar em Português e Inglês. . Para submissões em outro idioma, devem estar no idioma original, em inglês e em português. Na mesma linha, um sumário também é esperado, para que o leitor tenha uma visão geral do artigo (o sumário em inglês não é necessário).

2. O sumário é a substância do artigo trazida à superfície e, por essa razão, o seu enquadramento não deve ser negligenciado. Os diferentes títulos usados para construir o artigo (Parte 1, Seção 1, etc.) devem por eles próprios ser suficientemente claros para que o leitor compreenda o texto que eles introduzem: apenas por meio da leitura dos títulos, o leitor já deve estar ciente dos argumentos que o autor irá apresentar e defender. O título deve ser conciso o suficiente para destacar em poucas palavras o argumento exato que o autor pretende suscitar.

3. A problemática do artigo deve ser examinada de forma gradual, passo-a-passo, e não ao fim do trabalho. A problemática é o ângulo por meio do qual o autor decidiu abordar o assunto, que é o problema ou a questão principal que ele decidiu examinar. Para o trabalho a ser corretamente orientado, esta questão ou problema principal deve ser claramente expressa na introdução.

4. Obviamente, todos os artigos fora de tópico que forem submetidos serão automaticamente rejeitados. Solicitamos, portanto, que os autores verifiquem se o seu trabalho traz uma resposta à questão principal postulada no início do artigo.

5. Referenciar é de suma importância para que os artigos a sejam considerados sérios e acadêmicos. Referenciar por meio de notas de rodapé é, dessa forma, esperado. Note que as referências e notas de rodapé compostas apenas por fontes de sites da Internet não qualificam o artigo, ainda que as fontes da internet possam, naturalmente, ser usadas - mas não abusadas.

6. Não é esperado que a conclusão do artigo seja uma repetição de todos os argumentos já mencionados no corpo do artigo. A conclusão deve especificar as respostas dadas à questão principal, porventura por meio da extensão do cerne do artigo a outros campos e preocupações.

7. Em suma, espera-se que os autores apresentem uma clara condução do fio de Ariadne, a fim de evitar um artigo fragmentado e, consequentemente, facilitar a tarefa de compreensão textual dos leitores.


II. Elementos que os autores devem evitar nas suas contribuições.

1. Pedimos aos autores que evitem partes excessivamente longas acerca dos aspectos históricos do assunto do artigo, a menos que o campo de estudo e abordagem metodológica sejam eles próprios o da História. É desnecessário o esboço da história do Direito da Concorrência no início do trabalho. Espera-se que os autores vão diretamente ao ponto.

2. Da mesma forma que se considera as referências como sendo importantes, considera-se desnecessário o uso de citações longas e múltiplas. Os autores também devem evitar que a continuação da sua linha argumentativa nas notas de rodapé, que devem ser especificamente destinadas à referenciação.

3. De forma análoga, seria recomendável que o nome dos autores citados não aparecesse de forma abusiva no início de cada frase.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta Revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.