A RDC adota procedimentos para o registro e a publicação de erratas, retratações e manifestações de retratação baseados nas orientações do Committee on Publications Ethics (COPE). 

 

Em caso de necessidade de correções, revisões ou retratações em originais, estas deverão ser dirigidas por escrito para o endereço eletrônico revista@cade.gov.br. 

 

a) ERRATA

A Equipe Editorial poderá realizar a publicação de erratas quando o artigo possuir erros tipográficos ou de diagramação, ou ser necessária a correção do título do artigo, nome do(s) autor(es). 

b) RETRATAÇÃO

A retratação é um instrumento público para registrar problemas em um artigo publicado (retratação parcial) ou comunicar o seu cancelamento (retratação total). Em qualquer caso, o artigo retratado, parcial ou totalmente, não será suprimido da revista. 

A Equipe Editorial poderá realizar a retratação do artigo quando tiver evidências claras de que  

1) os achados da pesquisa não são confiáveis, seja como resultado de um erro material (por exemplo, erro de cálculo ou erro gramatical), ou como resultado de fabricação (por exemplo, de dados) ou falsificação (por exemplo, manipulação de imagem);  

2) houver plágio, autoplágio ou publicação redundante;  

3) os achados da pesquisa foram publicados previamente em outra instituição e não há citação, comunicação do fato aos editores, permissão para publicar novamente ou justificação;  

4) o artigo conter informações ou materiais sem autorização para uso;  

5) os direitos autorais forem infringidos ou existir alguma outra questão legal relevante (por exemplo, no uso de imagens sem permissão);  

6) o artigo apresentar pesquisa antiética;  

7) o artigo tiver sido publicado com base em uma avaliação por pares comprometida ou manipulada;  

8) os autores não comunicarem um conflito de interesse relevante que, na perspectiva dos editores, tenha afetado indevidamente as interpretações do manuscrito ou as recomendações dos editores e dos pareceristas. 

c) MANIFESTAÇÃO DE PREOCUPAÇÃO

A Equipe Editorial expedirá manifestação de preocupação quando houver apreensão em relação à confiabilidade de um artigo, mas as informações disponíveis forem insuficientes para justificar uma retratação.