Remediando remédios comportamentais: compromissos prévios estipulados pelas requerentes de atos de concentração e atuação do Cade

Conteúdo do artigo principal

Luiza Camilo de Souza

Resumo

Contexto: no exercício de seu controle preventivo (art. 9º, I c/c art. 88 e ss., da Lei nº 12.529/2011), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) tem a competência de decidir sobre a aprovação, com ou sem imposição de medidas corretivas, ou a reprovação de atos de concentração (art. 90, da Lei nº 12.529/2011). Dada a relativa previsibilidade da análise antitruste, as partes notificantes podem, ao submeter o ato de concentração, oferecer "compromissos prévios", antecipando eventuais exigências da autoridade antitruste.


Objetivo: o artigo tem como objetivo caracterizar os compromissos prévios assumidos pelas partes em atos de concentração, com base em julgados recentes do Cade, destacando sua semelhança com os remédios comportamentais. Além disso, examina os riscos empresariais associados a esses compromissos e discute os desafios do Cade no monitoramento e controle dessas medidas, ressaltando a importância de transparência e especificidade na divulgação e avaliação dos compromissos firmados.


Método: revisão bibliográfica e jurisprudencial.


Conclusões: os compromissos prévios se enquadram enquanto mecanismos para mitigar os impactos concorrenciais negativos de atos de concentração, facilitando a análise e aprovação pelo Cade. Quando elaborados de forma clara e específica, esses compromissos reduzem custos e promovem uma avaliação mais eficiente, além de garantir maior segurança jurídica às partes. O descumprimento desses compromissos pode gerar consequências graves, como a reavaliação da operação ou a caracterização de condutas abusivas. A transparência na formulação e divulgação dos compromissos é essencial para o monitoramento e verificação eficazes pelo Cade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Revista de Defesa da Concorrência
Biografia do Autor

Luiza Camilo de Souza, Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) – Brasília/DF, Brasil

Assistente Técnica no Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com destaque entre os melhores alunos do curso. Graduanda em Economia na Universidade de Brasília (UnB). Participou da 43ª edição do Programa de Intercâmbio do Cade (PinCade).

Referências

ABREU, Thaiane Vieira Fernandes de. Análise dos remédios antitruste aplicados pelo Cade a partir da vigência da Lei 12.529/11. Revista do IBRAC, São Paulo, v. 23, n. 2, 2017, pp. 64-81. Disponível em: https://tinyurl.com/2a22gr2h. Acesso em: 04 mar. 2024.

ACORDO em Controle de Concentração (ACC). Conselho Administrativo de Defesa Econômica, Brasília, 2024. Disponível em: https://tinyurl.com/2yggwmj2. Acesso em: 10 out. 2024.

ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. Trad. Virgílio Afonso da Silva. 2. ed. São Paulo: Malheiros, 2015.

BACHA, Maria Gabriela Castanheira. Função do CADE no controle de estruturas: uma análise dos acordos em controle de concentração. Revista do IBRAC, São Paulo, v. 23, n. 2, 2017. Disponível em: https://tinyurl.com/29ek8qt2. Acesso em: 4 mar. 2024.

BRASIL. Lei nº 12.529, de 30 de novembro de 2011. Estrutura o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência; [...] e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2011. Disponível em: https://tinyurl.com/2o94bhj2. Acesso em: 29 mar. 2024.

CABRAL, Patricia Semensato; MATTOS, César. Remédios em atos de concentração: teoria e prática do CADE. Revista de Defesa da Concorrência, Brasília, v. 4, n. 1, 2016, p. 57-94. Disponível em: https://tinyurl.com/2xkfhggx. Acesso em: 4 mar. 2024.

CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA (Cade). Guia de Análise de Atos de Concentração Horizontal. Brasília, DF: Cade, 2016. Disponível em: https://tinyurl.com/29xkgkep. Acesso em: 4 mar. 2024.

CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA (Cade). Guia de Remédios Antitruste. Brasília, DF: Cade, 2018. Disponível em: https://tinyurl.com/224ydtsr. Acesso em: 4 mar. 2024.

FORGIONI, Paula A. Os fundamentos do antitruste. 8. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015.

FRAZÃO, Ana. Direito da concorrência: pressupostos e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2017.