A cessão de crédito devido por ressarcimento ao dano material oriundo de cartel: um novo business?
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo busca identificar a viabilidade jurídica do exercício de atividade empresarial no Brasil relacionada à cessão de crédito indenizatório por dano material causado por cartel, comparativamente ao realizado na Europa pela empresa Cartel Damage Claims. Isso em razão de que há necessidade de busca por soluções alternativas visando a incentivar as ações privadas de reparação cível no país, diante dos ônus existentes para que os prejudicados por cartel pleiteiem, por si sós, a reparação patrimonial. Portanto, será examinada, primeiramente, a natureza jurídica do contrato proposto, e, em seguida, identificados os potenciais cedentes do crédito indenizatório. Ademais, será investigada a viabilidade de que a cessionária ajuíze a ação reparatória em nome próprio defendendo o direito de reparação do cedente. Por fim, serão analisados os entendimentos jurisprudenciais acerca do termo inicial da contagem do prazo prescricional para o ajuizamento da ação indenizatória.
Downloads
Detalhes do artigo
Os direitos autorais dos artigos publicados são do(s) autor(es), com direitos da Revista de Defesa da Concorrência (RDC) sobre a primeira publicação, impressa e/ou digital.
O(s) autor(es) somente poderá(ão) utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Defesa da Concorrência como o meio da publicação original. Se não houver tal indicação, considerar-se-á situação de autoplágio.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e o número dessa publicação, além do link DOI para referência cruzada. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.
Por se tratar de periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte, conforme a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).