A concentração no setor de bebidas frias
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo tem como objetivo abordar os efeitos dos aspectos concorrências entre pequenos, médios fabricantes e grandes empresas do setor de bebidas frias. A força do poder econômico sobre o ambiente concorrencial é fator que impacta diretamente na esfera econômica e social de um país. O artigo analisa de forma especial a situação jurídica concorrencial dos pequenos e médios fabricantes de bebidas frias, a fim de verificar o grau de comprometimento da manutenção do mercado nesse ramo de atividades, os entraves concorrenciais e suas perspectivas. O artigo também analisa o caso das cervejas artesanais no Brasil e seus aspectos inovadores como fatores que podem auxiliar no crescimento e desenvolvimento de pequenas e médias empresas que se encontram inseridas em um mercado altamente competitivo e tendente à concentração. Buscou-se, ao final, apontar para algumas opções que possam tornar o setor de bebidas mais eficiente em termos concorrenciais, assegurados aspectos jurídicos e os princípios constitucionais vigentes.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados são do(s) autor(es), com direitos da Revista de Defesa da Concorrência (RDC) sobre a primeira publicação, impressa e/ou digital.
O(s) autor(es) somente poderá(ão) utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Defesa da Concorrência como o meio da publicação original. Se não houver tal indicação, considerar-se-á situação de autoplágio.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e o número dessa publicação, além do link DOI para referência cruzada. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.
Por se tratar de periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte, conforme a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).