Submissão dos fundos de private equity à análise concorrencial
Main Article Content
Abstract
O debate concorrencial sobre fundos de private equity concentra-se sobre a sua submissão ou não ao controle de estrutura. Pela revisão de literatura econômica especializada sobre esse tipo de operação, conjugada com a interpretação da legislação, da doutrina e da jurisprudência do direito antitruste, o artigo almeja verificar se os fundos de private equity aportam preocupações concorrenciais reais ou somente aparentes que determinem a sua submissão ou a sua isenção ao controle de estrutura. A questão consiste em inquirir o seu propósito dito como de mero investimento financeiro. As conclusões encontradas foram que, no atual estado da lei, os fundos de private equity submetem-se à notificação obrigatória à autoridade concorrencial. Criticamente, no entanto, o trabalho encontrou que os fundos admitem uma forma clássica, que não invade questões concorrencialmente sensíveis, e uma forma anômala, que pode causar preocupações concorrenciais, sendo que a primeira admitiria isenção por propósito de investimento financeiro.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados são do(s) autor(es), com direitos da Revista de Defesa da Concorrência (RDC) sobre a primeira publicação, impressa e/ou digital.
O(s) autor(es) somente poderá(ão) utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Defesa da Concorrência como o meio da publicação original. Se não houver tal indicação, considerar-se-á situação de autoplágio.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e o número dessa publicação, além do link DOI para referência cruzada. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.
Por se tratar de periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte, conforme a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).