Neutralidade de redes entre regulação e concorrência: Uma análise da literatura especializada a partir da teoria das múltiplas funcionalidades do Direito

Conteúdo do artigo principal

Victor Oliveira Fernandes

Resumo

O Brasil tem assistido a intensos debates acerca da definição das exceções à regra geral de neutralidade de redes prevista no Marco Civil da Internet. Nessas discussões, a literatura estrangeira tem se revelado a principal fonte de orientação no enfrentamento de controvérsias jurídicas e econômicas. Considerando esse cenário, o presente artigo busca demonstrar que as abordagens teóricas sobre neutralidade de redes construídas nos últimos 15 (quinze) e por nós usualmente importadas se propõem a idealizar um modelo pretensamente neutro e universal de intervenção regulatória, que esconde uma compreensão estática do fenômeno jurídico em relação às transformações na ordem econômica.

 

 

Detalhes do artigo

Seção
Regulação e Direito Comparado
Biografia do Autor

Victor Oliveira Fernandes, Mestrando em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB)

Mestrando em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília - UnB e bacharel em Direito pela mesma instituição. Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações lotado na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Possui experiência em Direito da Concorrência e em Direito da Regulação, especialmente nos setores portuários e de telecomunicações.