Neutralidade de redes entre regulação e concorrência: Uma análise da literatura especializada a partir da teoria das múltiplas funcionalidades do Direito

Contenido principal del artículo

Victor Oliveira Fernandes

Resumen

O Brasil tem assistido a intensos debates acerca da definição das exceções à regra geral de neutralidade de redes prevista no Marco Civil da Internet. Nessas discussões, a literatura estrangeira tem se revelado a principal fonte de orientação no enfrentamento de controvérsias jurídicas e econômicas. Considerando esse cenário, o presente artigo busca demonstrar que as abordagens teóricas sobre neutralidade de redes construídas nos últimos 15 (quinze) e por nós usualmente importadas se propõem a idealizar um modelo pretensamente neutro e universal de intervenção regulatória, que esconde uma compreensão estática do fenômeno jurídico em relação às transformações na ordem econômica.

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Sección
Regulação e Direito Comparado
Biografía del autor/a

Victor Oliveira Fernandes, Mestrando em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB)

Mestrando em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília - UnB e bacharel em Direito pela mesma instituição. Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações lotado na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Possui experiência em Direito da Concorrência e em Direito da Regulação, especialmente nos setores portuários e de telecomunicações.