Ibict concede Selo Revista Diamante à RDC
Publicado: 05 Dezembro 2025

No último dia 28 de novembro, a Revista de Defesa da Concorrência (RDC) recebeu o Selo Revista Diamante do Miguilim/Ibict, certificação destinada a periódicos que atingem os mais elevados padrões de qualidade editorial, acesso aberto e boas práticas de ciência aberta. O Ibict é a instituição federal responsável por diretrizes e infraestrutura de informação científica no país, cujo reconhecimento reforça a relevância e a credibilidade da publicação.

O selo atesta o compromisso da RDC com gratuidade de acesso, ausência de taxas de submissão ou publicação, transparência editorial, revisão por pares qualificada e licenças abertas que ampliam o alcance da produção acadêmica. Destaca ainda a robustez técnica da revista em interoperabilidade, metadados e preservação digital, garantindo maior visibilidade e impacto aos artigos publicados.

De acordo com os servidores do Sidoc/RDC, Isabela Neves Ferraz e Afonso Feitosa Reis Neto, o Selo Diamante do Ibict é mais do que uma certificação, sendo um reconhecimento de um trabalho coletivo, construído por muitas mãos no passado e no presente, que vem sustentando a trajetória da Revista. "Em uma área tão sensível como o Direito Concorrencial, alcançar um padrão elevado de boas práticas editoriais significa garantir que a pesquisa circule com qualidade, rigor e compromisso público. Esse selo celebra a dedicação de editores, autores, pareceristas e servidores do Cade e reafirma nossa missão: fortalecer um espaço científico sólido, transparente e acessível, capaz de conectar a pesquisa à sociedade".

A conquista reforça também a missão do Cade de promover e democratizar o conhecimento sobre o direito da concorrência, aproximando a sociedade dos debates sobre mercados, competição e regulação. "A RDC cumpre esse papel ao conectar comunidade acadêmica, instituições públicas e profissionais da área, tornando o estudo da concorrência mais acessível e socialmente relevante", afirmam.

Os servidores lembram que o resultado é coletivo, fruto da dedicação do editor-chefe, conselheiro Victor Fernandes, de autores, de pareceristas e de leitores que fortalecem diariamente esse espaço de conhecimento aberto. "A certificação nos impulsiona a seguir ampliando o alcance da pesquisa e consolidando um ecossistema editorial público, qualificado e alinhado às melhores práticas de ciência aberta".

Para conferir a certificação, acesse:

https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/6441