A RDC se orienta pelas normas de conduta ética dispostas nos regulamentos do Committee on Publication Ethics (COPE) para estabelecer seu próprio entendimento acerca dos deveres editores, avaliadores e autores de modo a garantir padrões éticos que reflitam na qualidade de suas publicações. 

 

DEVERES DOS EDITORES 

 

Jogo limpo e independência editorial:  A decisão final de publicar um material, com base nos pareceres emitidos pelas pareceristas ad hoc, é exclusiva da Equipe Editorial, sem influência externa. 

 

Confidencialidade: Apenas as partes do processo, autores, revisores e equipe editorial têm acesso aos textos antes da publicação. 

 

Divulgação e conflitos de interesse: Os editores não divulgam conteúdo inédito das submissões sem o consentimento expresso e por escrito do autor. Os editores devem se abster de avaliar submissões nas quais haja conflito de interesse. 

 

Intervenção e cooperação nas investigações: Os editores devem tomar as medidas cabíveis em prazo razoável se houver reclamações éticas em relação a uma submissão ou artigo publicado.  

 

DEVERES DOS AVALIADORES:  

 

Contribuição para as decisões editoriais: A revisão por pares é fundamental para a formação da decisão dos editores acerca da publicação de um artigo. 

 

Pontualidade: O parecerista que não se sentir qualificado ou disponível para avaliar, deve notificar o editor e declinar do processo de revisão.  

 

Confidencialidade: Todas as submissões apresentadas para avaliação devem ser tratadas como documentos confidenciais.  

 

Padrões de objetividade: Os pareceres devem ser objetivos e apresentar opiniões com argumentos de apoio.  

 

Identificação de fontes bibliográficas: Os avaliadores devem identificar trabalhos relevantes que não tenham sido citados pelos autores e também devem chamar a atenção do editor sobre qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o manuscrito em questão e outro documento publicado de que tenham conhecimento pessoal. 

 

Divulgação e conflitos de interesse: Informações privilegiadas ou ideias obtidas através da avaliação pelos pares devem ser mantidas em sigilo, vedada a utilização para proveito pessoal. Os avaliadores não devem considerar submissões nas quais tenham algum conflito de interesse. 

 

DEVERES DOS AUTORES:  

 

Regras gerais: Autores de submissões originais deverão apresentar relato preciso da pesquisa realizada. O documento deve conter detalhes e referências suficientes para permitir a replicação da pesquisa. Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas são inaceitáceis. 

 

Originalidade e plágio: Os autores devem garantir que suas obras sejam originais. A ocorrência de plágio, em todas as suas, é inaceitável.  

 

Publicações múltiplas, redundantes ou concorrentes: Submeter o mesmo manuscrito, ou manuscrito que descreva essencialmente a mesma pesquisa, a mais de um periódico simultaneamente, ou publicar a mesma pesquisa em diferentes periódicos, constitui um comportamento de publicação antiético e inaceitável.  

 

Identificação de fontes bibliográficas: Os autores devem citar as publicações que influenciaram na determinação da natureza do seu trabalho. 

 

Autoria: A autoria deve ser atribuída àqueles que contribuíram significativamente para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. O autor principal deve se assegurar de que somente os coautores adequados estejam incluídos no artigo. 

 

Divulgação e conflitos de interesses: Todos os autores devem divulgar em seus manuscritos qualquer conflito de interesse. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas.  

 

Revisão por pares: Os autores devem responder em tempo hábil aos comentários/sugestões/correções da revisão por pares e às solicitações do Editor devolvendo o material para a RDCdentro do prazo estabelecido.  

 

Erros fundamentais em artigos publicados: Quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão no seu próprio artigo publicado, deve notificar imediatamente os editores da RDC.  

 

DEVERES DA ENTIDADE PUBLICADORA 

 

Gerenciamento do comportamento antiético da publicação: Em casos de má conduta científica, a instituição editora, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), em estreita colaboração com a Equipe Editorial, tomará todas as medidas apropriadas para esclarecer a situação. Isso inclui a publicação imediata de uma errata, de esclarecimento ou de retratação do trabalho afetado.  

 

Acesso ao conteúdo da revista: A Revista de Defesa da Concorrência (RDC)oferece acesso imediato e gratuito ao seu conteúdo, seguindo o princípio da democratização do conhecimento. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) utilizada pelo periódico. Os autores podem publicar os materiais novamente em outros lugares, desde que a Equipe Editorial seja informada, e somente a partir do momento em que o material estiver disponível no sítio eletrônico da Revista de Defesa da Concorrência (RDC).