Big techs, proteção de dados e regulação de concorrência em uma economia baseada em dados: uma abordagem multidisciplinar

Conteúdo do artigo principal

Amanda Cavallaro

Resumo

Contexto: O rápido crescimento da Economia da Informação e a consolidação do monopólio das Big Techs nos Mercados Digitais tornaram a privacidade e a proteção de dados uma preocupação central dos consumidores e das autoridades reguladoras em todo o mundo. A crescente relevância dos dados pessoais como um ativo de mercado e um direito fundamental tem destacado a necessidade de novas abordagens regulatórias para tratar destas questões.


Objetivo: Este artigo tem como objetivo explorar como a regulação da concorrência pode ser utilizada como um mecanismo para proteger a privacidade e a proteção de dados nos mercados digitais.


Método: A pesquisa emprega uma abordagem qualitativa por meio de uma análise crítica da literatura relevante, incluindo documentos legais e relatórios de autoridades reguladoras. A análise é conduzida a partir de uma perspectiva que integra a regulação da concorrência e a matéria de privacidade proteção de dados. Além disso, possui como referências teóricos a Soshana Zuboff e o Evgeny Morozov, para além das demais normas do direito regulatório nacional e internacional.


Conclusões: O estudo conclui que a regulação da concorrência pode desempenhar um papel vital na proteção da privacidade e da proteção de dados nos mercados digitais. Ao promover a concorrência e impedir comportamentos anticompetitivos por jogadores dominantes, a lei da concorrência pode ajudar a criar um ambiente onde a privacidade e a proteção de dados são priorizadas pelas empresas. Além disso, a política de concorrência pode complementar a regulação da proteção de dados, fornecendo uma camada adicional de proteção para os consumidores.

Detalhes do artigo

Seção
Revista de Defesa da Concorrência
Biografia do Autor

Amanda Cavallaro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre/RS, Brasil

Mestranda em Direito Europeu e Alemão no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGD-UFRGS), em cooperação com o Centro de Estudos Europeus e Alemães (Zentrum für Deutschland und Europastudien). Pós-graduanda em Direito Empresarial na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bacharela em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Advogada e Coordenadora do núcleo de Privacidade e Proteção de Dados do Martinelli & Guimarães Advocacia. Mentoranda do Women in Law Mentoring (WLM). Membro da Diretoria de Articulação do WiCADE.

Referências

BAGNOLI, Vicente. Designing competition policy in digital markets for developing economies: how the EU can contribute with the digital markets act and Digital Services Act. Revista de Defesa da Concorrência, Brasília, v. 9, n. 2, p. 133-158, 2021. DOI: 10.52896/rdc.v9i2.957. Available at: https://bit.ly/49oDitw. Accessed on: 19 fev. 2023.

BENKLER, Yochai. The Wealth of Networks: How Social Production Transforms Markets and Freedom. New Haven: Yale University Press, 2006.

BIONI, Bruno Ricardo. Proteção de Dados Pessoais: a função e os limites do consentimento. Rio de Janeiro: Forense, 2019.

CASTELLS, Manuel. The Internet Galaxy: Reflections on the Internet, Business, and Society. Oxford: Oxford University Press, 2001.

DIAS, Patricia Yurie. Regulação da Internet como Administração da Privacidade. Journal of Law and Regulation, Brasília, v. 3, n. 1, p. 239-254, 2017. Available at: https://bit.ly/3Mvq5VL. Accessed on: 1 dez. 2021.

DONEDA, Danilo Cesar Maganhoto. Da privacidade à proteção de dados pessoais: elementos da formação da Lei Geral de Proteção de Dados. 2. ed. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2020.

EUROPEAN UNION. Regulation (EU) 2022/1925 of the European Parliament and of the Council of 14 September 2022 on contestable and fair markets in the digital sector and amending Directives (EU) 2019/1937 and (EU) 2020/1828 (Digital Markets Act). Official Journal of the European Union, Bruxelas, v. 65, n. L 317, p. 1-62, 2022. Available at: https://bit.ly/40ptWt3. Accessed on: 22 Jan. 2023.

FOER, Franklin. World without mind: the existential threat of Big Tech. New York: Penguin Press, 2017.

FORGIONI, Paula A. Os fundamentos do Antitruste. 12. ed. rev. atual. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2022

FTC alleges Facebook resorted to illegal buy-or-bury scheme to crush competition after string of failed attempts to innovate. Federal Trade Commission, Washington, 19 ago. 2021. Available at: https://bit.ly/3Qok6TN. Accessed on: 10 mar. 2023.

GLAESER, Edward, L.; SHLEIFER, Andrei. The Rise of the Regulatory State. Journal of Economic Literature, Pittsburgh, v. 41, n. 2, p. 401-425. 2003. Available at: https://bit.ly/3tZkssB. Accessed on: 22 oct. 2023

GLICK, Mark; RUETSCHLIN, Catherine. Big Tech Acquisitions and the Potential Competition Doctrine: The case of Facebook. New York: Institute for New Economic Thinking, 2019. (Working Paper Series, 104). Available at: https://bit.ly/3u2rCfF. Accessed on: 3 dez. 2021.

INSTITUTO MILLENIUM. Entenda como funciona o WhatsApp Pay. Revista Exame. [S. l.], 29 jul. 2021. Available at: https://bit.ly/463GCam. Accessed on: 03 dez. 2021.

KHAN, Lina M. Amazon's Antitrust Paradox. The Yale Law Journal, New Haven, v. 126, p. 710-805, 2017. Available at: https://bit.ly/3xtFiQr. Accessed on: 14 mar. 2023.

KOURY, Suzy Elizabeth; OLIVEIRA, Lia Arrais. Novos Rumos do Direito da Concorrência: O Controle do Monopólio e a Proteção ao Consumidor na Economia de Dados Pessoais com base na Lei 12.529/2011. Revista de Defesa da Concorrência, Brasília, v. 10, n. 1, p. 87-108, 2022. Available at: https://bit.ly/47in1UV. Accessed on: 21 fev. 2023.

KOVACIC, William E.; SHAPIRO, Carl. Antitrust Policy: A Century of Economic and Legal Thinking. The Journal of Economic Perspectives, Pittsburgh, v. 14, n. 1, p. 43–60, 2000. Available at: http://www.jstor.org/stable/2647050. Accessed on: 22 Oct. 2023.

KSHETRI, Nir. COVID-19 Meets Big Tech. Computer, [S. l.], v. 53, n. 8, p. 10-13, 2020. Available at: http://dx.doi.org/10.1109/mc.2020.2996698. Accessed at: 22 oct. 2023.

LANCIERI, Filippo Maria; SAKOWSKI, Patrícia Alessandra Morita. Concorrência em mercados digitais: uma revisão dos relatórios especializados: Documento de Trabalho n° 005/2020. Brasília: Conselho Administrativo de Defesa Econômica, 2020. Disponível em: https://bit.ly/40lnkMz. Accessed on: 27 jan. 2023.

LYON, David. Surveillance After September 11: Themes for the 21st Century. Malden, MA: Polity, 2003.

MOROZOV, Evgeny. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. Tradução por Claudio Marcondes. São Paulo: Ubu, 2018.

NYBO, Erik Fontenele. O Poder dos Algoritmos. São Paulo: Enlaw, 2019.

PETIT, Nicolas. Big Tech & the Digital Economy: The Moligopoly Scanerio. Oxford: Oxford University Press, 2020.

ROSA, Giovanni Santa. Telegram atinge 1 bilhão de downloads após polêmica na política do WhatsApp. Tecnoblog, Americana, 31 ago. 2021. Available at: https://bit.ly/3QpTm5f. Accessed on: 3 dez. 2021.

SALOMÃO FILHO, Calixto. Direito Concorrencial. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2021.

SHAMBAUGH, Jay; NUNN, Ryan; BREITWISER, Audrey; LIU, Patrick. The State of Competition and Dynamism: Facts about Concentration, Start-ups, and Related Policies. Washington: Brookings Institute, 2018. Available at: https://bit.ly/3QGSJ8X. Accessed on: 21 nov. 2021

SHELANSKI, Howard A. Information, innovation, and competition policy for the internet. University of Pennsylvania Law Review, Pennsylvania, v. 161, n. 6, p. 1701-1732, 2013. Available at: https://bit.ly/3MujoDh. Access in: 22 jan 2023

SRINIVASAN, Dina. The Antitrust Case Against Facebook: A monopolist’s Journey Towards Pervaise Surveillance in Spite of Consumers’ Preference for Privacy. Berkeley Business Law Journal, Berkeley, v. 16, n. 1, 2019. Available at: https://bit.ly/46URxEt. Accessed on: 27 dez. 2022

THE GREAT Hack. Direção de Karim Amer e Jehane Noujaim. Estados Unidos: Netflix, 2019. 1 vídeo (114 min). Available at: https://www.netflix.com/title/80117542. Accessed on: 15 mar. 2023.

US HOUSE OF REPRESENTATIVES. Investigation of Competition in Digital Markets. Washington, DC: U.S. Government Printing Office, 2022. Available at: https://bit.ly/3SnznXx. Accessed on: 13 mar. 2023

U. S. SUPREME COURT. Louis K. Liggett v. Lee, 288 U.S. 517 (1933). Washington: U. S. Supreme Court, 1933. Available at: https://supreme.justia.com/cases/federal/us/288/517/. Accessed on: 15 fev. 2023.

WYLIE, Christopher. Mindf*ck: Cambridge Analytica and the Plot to Break America. New York: Random House, 2019.

ZUBOFF, Shoshana. The Age of Surveillance Capitalism: The Fight for a Human Future at the New Frontier of Power. New York: PublicAffairs, 2019.