Cartéis Hub-and-Spoke: coordenação horizontal por meio de restrições verticais
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo analisa o uso de restrições verticais que têm o intuito de influenciar e camuflar um acordo horizontal entre concorrentes. Esta prática é conhecida na jurisprudência antitruste internacional como cartel hub-and-spoke, troca de informações A-B-C ou cartel misto. Para melhor entender este conceito, este artigo é dividido em três seções. A primeira seção se destina a entender as diferenças de análise que existem entre os acordos verticais e os acordos horizontais. Na segunda, é apresentado o conceito de cartel hub-and-spoke, bem como suas classificações, racionalidade econômica e padrão de prova. Na terceira, por fim, são expostos os casos mais importantes da jurisprudência internacional sobre este tipo de cartel, bem como alguns casos brasileiros.
Downloads
Detalhes do artigo
Os direitos autorais dos artigos publicados são do(s) autor(es), com direitos da Revista de Defesa da Concorrência (RDC) sobre a primeira publicação, impressa e/ou digital.
O(s) autor(es) somente poderá(ão) utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Defesa da Concorrência como o meio da publicação original. Se não houver tal indicação, considerar-se-á situação de autoplágio.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e o número dessa publicação, além do link DOI para referência cruzada. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.
Por se tratar de periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte, conforme a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).