Qual a contribuição da Teoria dos Jogos para os programas de leniência? Uma análise aplicada ao contexto brasileiro

Conteúdo do artigo principal

Lucas Campio Pinha

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a literatura econômica relacionada à Teoria dos Jogos e aos programas de leniência, bem como avaliar o cenário brasileiro neste contexto. A conclusão é de que o Programa de Leniência brasileiro é adequado às recomendações da literatura no que concerne os temas já bem estabelecidos. A única mudança sugerida de fato é a garantia à imunidade de multas no caso do CADE já ter iniciado as investigações. As recomendações mais polêmicas e recentes (recompensa ao delator e imunidade em relação aos danos) ainda estão em discussão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
PINHA, L. C. Qual a contribuição da Teoria dos Jogos para os programas de leniência? Uma análise aplicada ao contexto brasileiro. Revista de Defesa da Concorrência, Brasília, v. 6, n. 1, p. 156-172, 2018. Disponível em: https://revista.cade.gov.br/index.php/revistadedefesadaconcorrencia/article/view/361. Acesso em: 20 ago. 2022.
Seção
Revista de Defesa da Concorrência
Biografia do Autor

Lucas Campio Pinha, Universidade Federal de Viçosa

Doutorando em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Atua na área de Organização Industrial, com ênfase em estimação de poder de mercado e políticas de combate a carteis