A atuação do Ministério Público Federal junto ao CADE

Conteúdo do artigo principal

Márcio Barra Lima

Resumo

 

Este artigo objetiva analisar a atuação do Ministério Público Federal junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (MPF-CADE). Para tanto, serão sucintamente examinadas as atribuições do Ministério Público em matéria de defesa da concorrência, relativamente às três esferas de responsabilização dos ilícitos antitruste: penal, cível e administrativa especializada. Em seguida, será apresentada a matriz normativa do MPF-CADE. Posteriormente, serão aprofundadas as principais atribuições do MPF-CADE, tanto ordinárias como extraordinárias, bem como as prerrogativas que lhe são conferidas para o fiel cumprimento de seus misteres. Ao final, pretende-se evidenciar a relevância do Ofício do MPF-CADE, como elemento integrante da engrenagem, para o eficaz e eficiente funcionamento do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
BARRA LIMA, M. A atuação do Ministério Público Federal junto ao CADE. Revista de Defesa da Concorrência, Brasília, v. 6, n. 1, p. 5-23, 2018. Disponível em: https://revista.cade.gov.br/index.php/revistadedefesadaconcorrencia/article/view/369. Acesso em: 13 ago. 2022.
Seção
Revista de Defesa da Concorrência
Biografia do Autor

Márcio Barra Lima, Ministério Público Federal

Mestre e Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Procurador Regional da República. Representante Titular do Ministério Público Federal junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (MPF-CADE).