A proteçãodos documentos de leniência no âmbito de ações de indenizaçãopor violação das regras de concorrência na União Europeia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os programas de leniência têm sido os responsáveis pelo dinamismo no combate e punição dos cartéis. As ações de indenização das regras da concorrência são corolário do efeito útil da proibição da violação das regras de concorrência, permitindo que aqueles que sofreram um dano derivado dessa violação sejam ressarcidos. Porém, o desenvolvimento das ações de indenização tem levantado desafios ao nível do acesso aos documentos da leniência, que, se não acautelados, podem vir a ter um impacto negativo nos programas de leniência e consequentemente na capacidade das autoridades de concorrência na detecção e punição dos cartéis. Este artigo aborda a forma como as questões relativas ao acesso aos documentos da leniência pelas partes em ações de indenização estão a ser tratadas no âmbito da União Europeia.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados são do(s) autor(es), com direitos da Revista de Defesa da Concorrência (RDC) sobre a primeira publicação, impressa e/ou digital.
O(s) autor(es) somente poderá(ão) utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Defesa da Concorrência como o meio da publicação original. Se não houver tal indicação, considerar-se-á situação de autoplágio.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e o número dessa publicação, além do link DOI para referência cruzada. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.
Por se tratar de periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte, conforme a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).