As respostas punitiva e reparatória previstas na Lei de Defesa da Concorrência Brasileira ao ato ilícito concorrencial

Conteúdo do artigo principal

Micaela Barros Barcelos Fernandes

Resumo

Contextualização: Em 2022, a Revista de Defesa da Concorrência sugeriu a autores e pesquisadores a submissão de trabalhos com reflexões sobre a experiência da defesa da concorrência nos 10 anos de vigência da Lei 12.529/2011.


Objetivo: O artigo se propôs a apresentar as três esferas de responsabilização previstas na Lei 12.529/2011 em resposta ao ato ilícito violador da livre concorrência, em sede administrativa, criminal e civil.


Método: A autora seguiu método dedutivo de pesquisa, por meio de análise documental de fonte primária (a própria Lei 12.529/2011) e também de revisão bibliográfica de artigos de doutrina referidos ao longo do texto.


Resultados: Da análise se aponta que a três esferas de responsabilização são fundadas em diferentes pressupostos e oferecem meios distintos e complementares de defesa da concorrência no ordenamento jurídico brasileiro, integrando um sistema complexo, porém unitário, com resposta punitiva (em sede administrativa e criminal) e reparatória (por meio da responsabilidade civil).


Conclusões: Ainda que independentes, se baseando em diferentes pressupostos e priorizando interesses específicos, as três esferas de responsabilização são correlacionadas e exercem influências recíprocas

Detalhes do artigo

Seção
Revista de Defesa da Concorrência
Biografia do Autor

Micaela Barros Barcelos Fernandes, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Direito Civil pela UERJ. Mestre em Direito da Empresa e Atividades Econômicas e em Direito Internacional e da Integração Econômica pela UERJ. Pós-graduada em Direito da Economia e da Empresa na FGV/RJ. Graduada em Direito pela UFRJ. Advogada e professora no Rio de Janeiro. Membro da Comissão de Direito da Concorrência e da Comissão de Assuntos Legislativos da OAB – Seção RJ.

Referências

CAIXETA, Deborah Batista. Novas diretrizes da política antitruste brasileira: o consumidor e a atuação do Ministério Público na defesa de seus interesses. Revista de Defesa da Concorrência, n°1, Maio 2013, pp. 71-104. Disponível em http://revista.cade.gov.br/index.php/revistadedefesadaconcorrencia/article/view/47/12.

CARVALHO, Lívia Cristina Lavandeira Gândara de. Responsabilidade civil concorrencial: elementos de responsabilização civil e análise crítica dos problemas enfrentados pelos tribunais brasileiros. IBRAC/TIM. Ideias em competição: 5 anos do prêmio IBRAC TIM. São Paulo: IBRAC/TIM/Singular, 2015.

DORIGON, Alessandro; ALÉCIO, Suelen Maiara dos Santos. O acoplamento estrutural entre as matérias jurisdicionais e sua influência na reparação do dano decorrente da sentença penal condenatória. Anais do XIII Simpósio Nacional de Direito Constitucional. Academia Brasileira de Direito Constitucional, 2018, págs. 563-597.

FERNANDES, Micaela Barros Barcelos. Impactos da Lei 13.874/2019 no princípio da função social do contrato: a liberdade econômica em foco. Revista dos Tribunais, vol. 1010/2019. Págs. 149-179, Dez 2019. São Paulo: Thomson Reuters, 2019, pág. 150.

FERNANDES, Micaela Barros Barcelos; ALMEIDA, Jonathan de Oliveira. Socialização do risco e o seguro obrigatório DPVAT de responsabilidade civil: caminhos e perspectivas de um debate em construção. Revista IBERC, Belo Horizonte, v. 4, n. 2, p. 47-66, maio/ago. 2021.

FORGIONI, Paula. Os fundamentos do antitruste. 7ª ed. São Paulo: editora Revista dos Tribunais, 2014.

FRAZÃO, Ana. Direito da concorrência: pressupostos e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2017.

GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na Constituição de 1988. Interpretação e crítica. 5ª ed. São Paulo: Malheiros, 2000.

JUSTEN FILHO, Marçal. Curso de direito administrativo. 11ª ed. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2015.

KONDER, Carlos Nelson; RENTERÍA, Pablo. A funcionalização das relações obrigacionais: interesse do credor e patrimonialidade da prestação. Civilistica.com. Rio de Janeiro, a. 1, n. 2, Jul-Dez/2012. Disponível em http://civilistica.com/a-funcionalizacao/. Acesso em 01-04-2022.

MACEDO, Alexandre Cordeiro. Teoria normativa da culpabilidade no direito antitruste. In MACEDO, Alexandre Cordeiro; BRAGA, Tereza Cristine Almeida (orgs.) Tópicos especiais de direito concorrencial. São Paulo: CEDES, 2018.

MONTEIRO FILHO, Carlos Edison do Rêgo. Responsabilidade contratual e extracontratual: contrastes e convergências no direito civil contemporâneo. Rio de Janeiro: Processo, 2016.

MORAES, Maria Celina Bodin de. A constitucionalização do direito civil e seus efeitos sobre a responsabilidade civil. Revista Direito, Estado e Sociedade - v.9 - n.29 - p 233 a 258 - jul/dez 2006, pág. 245.

PINHEIRO, Lucas Corrêa Abrantes. O mínimo indenizatório sincrético e as violações ao devido processo penal. Revista do Tribunal Regional Federal 1a. Região, v. março, p. 68-74, 2010. Disponível em https://www.anadep.org.br/wtk/pagina/materia?id=7777. Acesso em 01-04-2022.

REALE, Miguel. Função social do contrato. Disponível em http://www.miguelreale.com.br/artigos/funsoccont.htm. Acesso em 01-04-2022.

SARMENTO, Daniel. A normatividade da Constituição e a constitucionalização do direito privado. Revista da EMERJ, v. 6, n. 23, 2003, págs. 272-297.

SCHREIBER, Anderson; KONDER, Carlos Nelson. Uma agenda para o direito civil-constitucional. Revista Brasileira de Direito Civil, v.10, Out /Dez 2016, págs. 9-27.

TEPEDINO, Gustavo. Notas sobre a função social dos contratos. Notas sobre a função social dos contratos. In TEPEDINO, Gustavo. Temas de direito civil. t. III. Rio de Janeiro: Renovar, 2009. Disponível em http://www.tepedino.adv.br/tep_artigos/notas-sobre-a-funcao-social-dos-contratos/. Acesso em 01-04-2022.