Alocação de slots em aeroportos congestionados: Análise econômica dos mecanismos de entrada

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Ricardo Sampaio da Silva Fonseca
Caio Cordeiro de Rezende
Thiago Costa Monteiro Caldeira

Abstract

Este artigo analisa, sob uma perspectiva econômica e a partir do exame da experiência internacional, a evolução do mecanismo de alocação de horários de chegadas e partidas de aeronaves (slots) em aeroportos congestionados no Brasil. A infraestrutura aeroportuária pode ser eficientemente alocada para operação das empresas aéreas se o preço pago por essa utilização igualar o custo marginal social do serviço ofertado. Todavia, quando essa condição não é atendida, a demanda pode superar a capacidade do aeroporto, forçando a implantação de alguma forma de seleção de voos. A Resolução ANAC 02/2006, vigente até recentemente, criou uma forte barreira à entrada de novas firmas, além de problemas alocativos. A nova regulamentação implantada no Brasil torna a sistemática de alocação de slots mais próxima das diretrizes da IATA A liberação de um mercado secundário no Brasil, não previsto pela nova regulamentação, poderia aumentar a eficiência alocativa e, consequentemente, o bem-estar social.

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Section

Controle de estruturas

How to Cite

Alocação de slots em aeroportos congestionados: Análise econômica dos mecanismos de entrada. Revista de Defesa da Concorrência, Brasília, v. 3, n. 1, 2015. Disponível em: https://revista.cade.gov.br/index.php/revistadedefesadaconcorrencia/article/view/135. Acesso em: 23 aug. 2025.