Restrições verticais na cadeia de comercialização de etanol combustível: Análise do impacto concorrencial do poder Normativo e Regulador no setor varejista

Main Article Content

Levi Borges de Oliveira Verissimo
Dalide Barbosa Alves Corrêa
Pedro Corrêa dos Passos

Abstract

Com o objetivo de analisar o impacto concorrencial derivado das resoluções administrativas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, o presente estudo busca investigar a racionalidade dos atos normativos da ANP que impõem restrições verticais ao mercado de etanol combustível, à luz da lei de instituição da agência reguladora e das normas de defesa da concorrência. Analisadas as externalidades positivas e negativas das restrições impostas ao setor de etanol, os autores concluem por uma tendência de desequilíbrio, prevalecendo as negativas. Nesse sentido, conclui-se que os rearranjos mercadológicos verticais impostos pela ANP, como a proibição do comércio direto do etanol combustível entre o produtor e o revendedor varejista, violam não somente o princípio da livre iniciativa, mas constituem também potenciais danos à concorrência e aos consumidores.

Article Details

Section

Revista de Defesa da Concorrência

Author Biographies

Levi Borges de Oliveira Verissimo, Universidade de Brasília

Advogado. Pós-Graduando em Direito Administrativo e Pós-Graduado em Direito Imobiliário pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador do Grupo de Estudos Constituição, Empresa e Mercado da UnB.

Dalide Barbosa Alves Corrêa, UniCEUB

Advogada. Pós-Graduada em Direito Constitucional e Tributário. Pós-Graduada em Direito Administrativo. Foi Procuradora-Geral da ANAC e Diretora Jurídica da Caixa Econômica Federal.

Pedro Corrêa dos Passos

Graduando em Direito pelo Instituto Brasiliense de Direito Público.

How to Cite

Restrições verticais na cadeia de comercialização de etanol combustível: Análise do impacto concorrencial do poder Normativo e Regulador no setor varejista. Revista de Defesa da Concorrência, Brasília, v. 6, n. 2, p. 193–213, 2018. Disponível em: https://revista.cade.gov.br/index.php/revistadedefesadaconcorrencia/article/view/388. Acesso em: 11 sep. 2025.