Antitruste no metaverso: economia comportamental e o bem-estar do consumidor
Contenido principal del artículo
Resumen
Contexto: O surgimento do metaverso traz novos desafios para o Direito, em especial pela predominância de ecossistemas digitais com amplo poder acerca da arquitetura de escolha do consumidor. Assim, o espaço virtual construído pelo metaverso faz com que as ferramentas da economia comportamental sejam essenciais para uma aplicação adequada das políticas de defesa da concorrência e de proteção consumidor.
Objetivo: Apresentar como as principais características do metaverso impactam as abordagens tradicionais de defesa da concorrência e do consumidor e trazem a necessidade da utilização de ferramentas da economia comportamental.
Método: Método dedutivo e de revisão bibliográfica.
Conclusões: As especificidades do metaverso tornam essencial a incorporação do poder sobre a arquitetura da escolha do consumidor na análise concorrencial, que deve incluir os ferramentais da economia comportamental e continua sendo essencial para o controle do poder econômico e a defesa do consumidor.
Detalles del artículo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos publicados são do(s) autor(es), com direitos da Revista de Defesa da Concorrência (RDC) sobre a primeira publicação, impressa e/ou digital.
O(s) autor(es) somente poderá(ão) utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Defesa da Concorrência como o meio da publicação original. Se não houver tal indicação, considerar-se-á situação de autoplágio.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e o número dessa publicação, além do link DOI para referência cruzada. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.
Por se tratar de periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte, conforme a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
Citas
AVERITT, Neil W.; LANDE, Robert H. Consumer Sovereignty: A Unified Theory of Antitrust and Consumer Protection Law. Antitrust Law Journal, Baltimore, v. 65, 1997. Disponível em: https://bit.ly/46gv8AC. Acesso em: 19 out. 2023.
BANCA Viseu Advogados abre escritório no metaverso. Conjur, São Paulo, 23 fev. 2022. Disponível em: https://bit.ly/3SJ8SMA. Acesso em: 16 out. 2023.
BARZILAI‐NAHON, Karine. Toward a theory of Network Gatekeeping: A Framework for Exploring Information Control. Journal of American Society for Information Science and Technology, Syracuse, v. 59, n. 9, p. 1493-1512, 2008. Disponível em: https://bit.ly/3R0xbUL. Acesso em: 15 out. 2023.
BORK, Robert. The Antitrust Paradox: A policy at War with Itself. New York: Basic Books, 1978.
BORK, Robert. The Goals of Antitrust. The American Economic Review, Nashville, v. 57, n. 2, p. 242-253, 1967.
BRASIL. Lei nº 12.529, de 30 de novembro de 2011. Estrutura o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência; [...] e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2011.
BRASIL. Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014. Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, 2014.
BRASIL. Lei nº 13.874, de 20 de setembro de 2019. Institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica; [...] e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2019.
CIURAK, Dan. On the Metaverse, Web3 and Prospering in the Digital Transformation. SSRN, [S. l.], 2021. Disponível em: https://bit.ly/3QGRiGf. Acesso em: 12 out. 2023.
DEAN, Grace. McDonald's has filed a trademark for a restaurant in the metaverse that will actually deliver food to your home. Business Insider, [S. l.], 10 fev. 2022. Disponível em: https://bit.ly/47A96JV. Acesso em: 20 abr. 2022.
DOMINGUES, Juliana Oliveira; GABAN, Eduardo Molan. Direito Antitruste e Poder Econômico: o movimento populista e “neo-brandeisiano”. Justiça do Direito, Passo Fundo, v. 33, n. 3, p. 222-244, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3sABddk. Acesso em: 21 out. 2023.
FACEBOOK Being Investigated Over Linking Oculus Quest 2 VR Headset to Its Platform in Germany. Gadgets 360, Nova Delhi, 11 dez. 2020. Disponível em: https://bit.ly/46ik8CJ. Acesso em: 1 maio 2022.
FEDERAL TRADE COMMISSION (FTC). Report on the Federal Trade Commission Workshop on Slotting Allowances and Other Marketing Practices in the Grocery Industry. Washington: Federal Trade Commission, 2001. Disponível em: https://bit.ly/47fQ244. Acesso em: 21 out. 2023.
GARON, Jon. Legal Implications of a Ubiquitous Metaverse and a Web3 Future. SSRN, [S. l.], 2022.
HOVENKAMP, Herbert. The Antitrust Enterprise: Principle and Execution. Cambridge: Harvard University Press, 2005.
JACOBIDES, Michael G.; CENNAMO, Carmelo; GAWER, Annabelle. Distinguishing between Platforms and Ecosystems: Complementarities, Value Creation and Coordination Mechanisms, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3SG2q8T. Acesso em: 20 out. 2023.
KAHNEMAN, Daniel; SLOVIC, Paul; TVERSKY, Amos (ed.). Judgment under Uncertainty: Heuristics and Biases. New York: Cambridge University Press, 1982.
KAHNEMAN, Daniel; TVERSKY, Amos. Prospect theory: an analysis of decision under risk. Econometrica, New Haven, v. 47, n. 2, p. 263-291, 1979.
LAIDLAW, Emily. A framework for identifying Internet information gatekeepers. International Review of Law, Computers & Technology, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 263‐276, 2010. Disponível em: https://bit.ly/40IvcI6. Acesso em: 20 out. 2023.
LAWLER, Richard. Nike just bought a virtual shoe company that makes NFTs and sneakers ‘for the metaverse’. The Verge, [S. l.], 13 dez. 2021. Disponível em: https://bit.ly/47C7Gyu. Acesso em: 30 abr. 2022.
MOMTAZ, Paul P. Some Very Simple Economics of Web3 and the Metaverse. FinTech, Basel, 2022. Disponível em: https://bit.ly/40Gi99Y. Acesso em: 19 out. 2023.
NABBEN, Kelsie. Building the metaverse: ‘crypto states’ and corporates compete, down to the hardware. SSRN, [S. l.], 2021. Disponível em: https://bit.ly/47kWxCD. Acesso em: 18 out. 2023.
NIX, Naomi; GURMAN, Mark. Meta’s Oculus Unit Faces FTC-Led Probe of Competition Practices. Bloomberg, [S. l.], 14 jan. 2022. Disponível em: https://bloom.bg/3uk1ltz. Acesso em: 20 out. 2023.
O QUE VOCÊ PRECISA saber sobre a Web 3.0. Sebrae, [S. l.], 24 mar. 2023. Disponível em: https://bit.ly/3R1cacH. Acesso em: 20 out. 2023.
OLIVEIRA, Vitória; KIRA, Beatriz; COUTINHO, Diogo R. Da persuasão ao vício: direito concorrencial e regulação das plataformas digitais. Jota, São Paulo, 8 jun. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3G0if2T. Acesso em: 20 out. 2023.
ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Start-ups, Killer Acquisitions and Merger Control. Paris: OECD, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3SLonUk. Acesso em: 21 out. 2023.
PALMEIRA, Carlos. Facebook agora é Meta: o que há por trás da mudança de nome? Tecmundo, 28 out. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3Q5rTXz. Acesso em: 6 out. 2023.
RENZETTI, Bruno; BUENO, Carolina Destailleur; PAIXÃO, Raíssa Leite de Freitas. Mercados Digitais: alguns conceitos. In: PEREIRA NETO, Caio Mário da Silva (org.). Defesa da Concorrência em Plataformas Digitais. São Paulo: FGV Direito, 2020. p. 21-39.
SAMUELSON, William; ZECKHAUSER, Richard. Status Quo Bias in Decision Making. Journal of Risk and Uncertainty, [S. l.], v. 1, p. 7-59, 1988.
SEN, Amartya K. Rational Fools: a critique of the behavioral foundations of economic theory. Philosophy and Public Affairs, New York, v. 6, n. 4, p. 317-344, 1977.
STOLTON, Samuel. Vestager: Metaverse poses new competition challenges. Politico, Bruxelas, 18 jan. 2022. Disponível em: https://politi.co/47y5ZSS. Acesso em: 30 abr. 2023.
SULIVAN, E. Thomas; HARRISON, Jeffrey L. Understanding Antitrust and its Economic Implications. 6. ed. Durham: Carolina Academic Press, 2014.
THALER, Richard H. Nudge, not sludge. Science, Washington, v. 361, n. 6401, 2018. Disponível em: DOI: 10.1126/science.aau9241. Acesso em: 12 out. 2023.
THALER, Richard H.; SUSTEIN, Cass. Nudge: improving decisions about health, wealth, and happiness. New Haven: Yale University Press, 2008.
UNITED STATES. Federal Trade Commission. Verizon Commc’ns Inc. v. Law Offices of Curtis V. Trinko, LLP, 540 US 398 (2003). Washington: U.S. Supreme Court, 2004. Disponível em: https://bit.ly/3MJhxdS. Acesso em: 12 out. 2023.
WAKEFIELD, Jane. Heineken launches virtual beer in self-mocking metaverse 'joke'. BBC News, [S. l.], 18 mar. 2022. Disponível emhttps://bbc.in/3G3VBqa. Acesso em: 20 out. 2023.
WRIGHT, Joshua D.; GINSBURG, Douglas H. The Goals of Antitrust: Welfare Trumps Choice. Fordham Law Review, New York, v. 81, n. 5, 2013. Disponível em: https://bit.ly/3ML4eJX. Acesso em: 13 out. 2023.
WU, Tim. After Consumer Welfare, Now What? The "Protection of Competition" Standard in Practice. Columbia: Columbia Law School, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3uiWLLU. Acesso em: 14 out. 2023.