Análise da concentração do mercado brasileiro de telefonia móvel
Contenido principal del artículo
Resumen
Este trabalho analisa a concentração do mercado brasileiro de telefonia móvel devido à grande demanda entre os consumidores e o encerramento da barreira entre o serviço de voz e internet móvel em razão dos avanços tecnológicos, entre os anos de 2011 a 2019. Para isso foram utilizados os índices de concentração: Herfindahl Hirschman (HHI) e Razão de Concentração (CR), além do Índice de Instabilidade (I). Conclui-se que o serviço de voz é caracterizado como altamente concentrado entre 2011 e 2014 e nos anos de 2017 e 2019, mas apresentou concentração moderada nos demais anos analisados. Os serviços 3G e 4G aparecem altamente concentrados em quase todos os anos discutidos, exceto no ano de 2017 para o serviço 3G e, nos anos de 2018 e 2019 para o 4G, quando ambos apresentaram concentração moderada. Em relação a instabilidade, o mercado é caracterizado estável e apresenta resultados próximos da instabilidade mínima.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos publicados são do(s) autor(es), com direitos da Revista de Defesa da Concorrência (RDC) sobre a primeira publicação, impressa e/ou digital.
O(s) autor(es) somente poderá(ão) utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Defesa da Concorrência como o meio da publicação original. Se não houver tal indicação, considerar-se-á situação de autoplágio.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e o número dessa publicação, além do link DOI para referência cruzada. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.
Por se tratar de periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte, conforme a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).