Análise da concentração do mercado brasileiro de telefonia móvel

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Gabriela Carvalho
Silvinha Vasconcelos

Resumen

Este trabalho analisa a concentração do mercado brasileiro de telefonia móvel devido à grande demanda entre os consumidores e o encerramento da barreira entre o serviço de voz e internet móvel em razão dos avanços tecnológicos, entre os anos de 2011 a 2019. Para isso foram utilizados os índices de concentração: Herfindahl Hirschman (HHI) e Razão de Concentração (CR), além do Índice de Instabilidade (I). Conclui-se que o serviço de voz é caracterizado como altamente concentrado entre 2011 e 2014 e nos anos de 2017 e 2019, mas apresentou concentração moderada nos demais anos analisados. Os serviços 3G e 4G aparecem altamente concentrados em quase todos os anos discutidos, exceto no ano de 2017 para o serviço 3G e, nos anos de 2018 e 2019 para o 4G, quando ambos apresentaram concentração moderada. Em relação a instabilidade, o mercado é caracterizado estável e apresenta resultados próximos da instabilidade mínima.

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Sección
Revista de Defesa da Concorrência
Biografía del autor/a

Gabriela Carvalho

Graduada em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Silvinha Vasconcelos

Professora Titular do Departamento de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).