Dados são uma fonte de competição ou preocupação no mercado varejista brasileiro?

Conteúdo do artigo principal

Bernardo Macedo
Anna Olimpia Leite
Paulo Henrique Oliveira

Resumo

Contexto: as empresas sempre utilizaram dados para tomar decisões, mas a quantidade, a variedade e a velocidade dos dados aumentaram drasticamente nos últimos anos. Este fato conduziu ao aparecimento da big data, que por sua vez intensificou a inovação, levou a novos serviços e a produtos como a informação de tráfego em tempo real e a serviços personalizados de marketing e entrega. Embora os grandes volumes de dados tenham conduzido a ganhos de eficiência, também suscitaram um novo debate no domínio antitruste: até que ponto podem os dados tornarem-se uma preocupação concorrencial?


Objetivo: este artigo é um estudo de caso sobre o mercado varejista brasileiro a partir da literatura recente sobre barreiras à entrada fomentado por atividades baseadas em dados e a importância dos dados como um ativo capaz de criar poder de mercado e ensejar práticas anticompetitivas.


Metodologia: foi realizado uma revisão bibliográfica acerca da importância dos dados como possível ativo criador de barreiras à entrada, bem como a interpretação da autoridade antitruste brasileira – Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em atos de concentração recentes, além de análise exploratória dos dados de acesso e de receita dos principais players varejistas em diferentes segmentos de mercado e modalidade de negócios.


Conclusões: o artigo conclui que, tendo em conta o estudo de caso, não é evidente que a big data conduza a vantagens altamente competitivas no setor do varejo no Brasil e que as preocupações concorrenciais não se estendem para todos os mercados intensivos em utilização de dados, pois os dados podem ser segmentados e proporcionam diferentes vantagens competitivas que não implicam em relevantes barreiras à no setor varejista brasileiro.

Detalhes do artigo

Seção
Revista de Defesa da Concorrência
Biografia do Autor

Bernardo Macedo, LCA Consultores

Mestre e doutor em economia pela Unicamp. Sócio-Diretor da LCA Consultores. Conselheiro do IBRAC. Foi diretor de economia do IBRAC. Sediado em São Paulo, SP, Brasil.

Anna Olimpia Leite, LCA Consultores – São Paulo/SP, Brasil

Mestre e graduação em economia pela Faculdade de Economia e Administração da USP. Gerente da LCA Consultores. Coordenadora de Condutas Unilaterais do Comitê de Concorrência do IBRAC desde 2022. Sediada em São Paulo, SP, Brasil.

Paulo Henrique Oliveira, LCA Consultores – São Paulo/SP, Brasil

Mestrando em Administração Pública e Governo na FGV-EAESP e graduado em Ciências Econômicas pela UNIFESP. Pesquisador associado ao Observatório do Poder Econômico (OPE), membro do Comitê de Mercados Digitais do IBRAC e economista sênior da LCA Consultores. Sediado em São Paulo, SP, Brasil.

Referências

AKMAN, Pinar. A Web of Paradoxes: Empirical Evidence on Online Platform Users and Implications for Competition and Regulation in Digital Markets. Virginia Law and Business Review, v. 16, n. 2, 2022. Available at: http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.3835280. Accessed on: July 10, 2023.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TECNOLOGIA PARA O COMÉRCIO E SERVIÇOS (AFRAC). Orientação do nosso VP de Relações Institucionais, Edgard de Castro, sobre a tecnologia Open Banking, é citada em artigo da Folha de São Paulo. São Paulo, November 30, 2020. Available at: https://www.afrac.com.br/blog-full-content.php?id=64. Accessed on: July 10, 2023.

AZEVEDO, Matheus Pasche. Previsão do volume de vendas do comércio varejista com o uso do Google Trends. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. Available at: https://pantheon.ufrj.br/handle/11422/15085. Accessed on: July 15, 2023.

BAJARI, Patrick; CHERNOZHUKOV, Victor; HORTAÇSU, Ali; SUZUKI, Junichi. The Impact of Big Data on Firm Performance: An Empirical Investigation. AEA Papers and Proceedings, v. 109, p. 33–37, May 1, 2019. Available at: https://www.aeaweb.org/articles?id=10.1257/pandp.20191000. Accessed on: July 2, 2023.

BAUMOL, William J.; PANZAR, John C.; WILLIG, Roberto D. Contestable markets: An uprising in the theory of industry structure: Reply. The American Economic Review, v. 73, n. 3, p. 491-496, 1983. Available at: https://www.jstor.org/stable/1808145. Accessed on: July 12, 2023.

BELLEFLAMME, Paul; PEITZ, Martin. Platform competition: Who benefits from multihoming? International Journal of Industrial Organization, v. 64, p. 1-26, 2019. Available at: https://doi.org/10.1016/j.ijindorg.2018.03.014. Accessed on: July 15, 2023.

BILBAO-OSORIO, Beñat; DUTTA, Soumitra; LANVIN, Bruno. The Global Information Technology Report 2014: Rewards and Risks of Big Data. Geneva: World Economic Forum, 2014. Available at: https://tinyurl.com/2xl8khj3. Accessed on: July 12, 2023.

BRANDÃO, Raquel. A estratégia da Raia Drogasil (RADL3) para ser a farmácia do futuro. Exame, November 24, 2022. Available at: https://tinyurl.com/28ezqffo. Accessed on: July 12, 2023.

BRASIL. Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Mercados de Plataformas Digitais: Cadernos do Cade. Brasília: Cade, 2021. Available at: https://tinyurl.com/2juujeq4. Accessed on: July 12, 2023.

CALO, Ryan; ROSENBLAT, Alex. The taking economy: Uber, information, and power. Columbia Law Review, v. 117, n. 6, 2017. Available at: https://tinyurl.com/24zuw7wt . Accessed on: July 20, 2023.

CARLTON, Dennis W.; PERLOFF, Jeffrey M. Modern industrial organization. 2. ed. New York: HarperCollins College Publishers, 1994.

CESAR, Dirceu Gonçalves; MOORI, Roberto Giro. O Efeito do Big Data Analytics na Relação entre Gestão Estratégica da Logística em Serviços e Desempenho Operacional. Gestão & Regionalidade, v. 37, n. 112, 2021. Available at: https://doi.org/10.13037/gr.vol37n112.6348. Accessed on: July 5, 2023.

CREMA, Juliana; AMARAL, Cristiane. Future Consumer Index 2022: Preço é essencial, mas consumidor brasileiro quer mais. EY Parthenon, Brazil, Oct. 3 2022. Available at: https://tinyurl.com/2chtlvaw. Accessed on July 10, 2023.

DUCH-BROWN, Nestor; MARTENS, Bertin; MUELLER-LANGER, Frank. The economics of ownership, access and trade in digital data: JCR Digital Economy Working Paper 2017-01. Seville: European Commission, 2017. Available at: https://tinyurl.com/2coggnr2. Accessed on: July 10, 2023.

DURAND, Benoît; WILLIAMS, Iestyn. Are data a source of unassailable competitive advantage in retailing? RBB Economics, [S. l.], 2022. Available at: https://tinyurl.com/2yq8bbr4. Accessed on: July 11, 2023.

FÉLIX, Bruno Muniz; TAVARES, Elaine; CAVALCANTE, Ney Wagner Freitas. Fatores críticos de sucesso para adoção de Big Data no varejo virtual: estudo de caso do Magazine Luiza. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v. 20, p. 112-126, 2018. Available at: https://doi.org/10.7819/rbgn.v20i1.3627. Accessed on: July 5, 2023.

FURMAN, Jason. Unlocking digital competition: Report of the Digital Competition Expert Panel. London: Crown, 2019. Available at: https://tinyurl.com/ynxmx6gu. Accessed on: July 15, 2023.

GARCIA, Larissa. Open Banking permite juntar serviços de vários bancos em plataforma única. Folha de São Paulo, São Paulo, Jan. 29 2021. Available at: https://tinyurl.com/27qt462e. Accessed on: July 16, 2023.

HAGIU, Andrei; WRIGHT, Julian. When Data Creates Competitive Advantage: And when it doesn’t. Harvard Business Review, Boston, Jan. 2020. Available at: https://tinyurl.com/qpwa485. Accessed on: July 5, 2023.

HOFFMAN, Pablo. The history of Scraping. Zyte, [S. l.], Mar. 16 2015. Available at: https://tinyurl.com/25snvykc. Accessed on: July 5, 2023.

HUI, Sam K.; HUANG, Yanliu; SUHER, Jacob; INMAN, Jeffrey. Deconstructing the “First Moment of Truth”: Understanding Unplanned Consideration and Purchase Conversion Using In-Store Video Tracking. Journal of Marketing Research, v. 50, n. 4, p. 445–462, August, 2013. Available at: https://doi.org/10.1509/jmr.12.0065. Accessed on: July 10, 2023.

IANSITI, Marco. The Value of Data and Its Impact on Competition. Harvard Business School NOM Unit Working Paper, v. 22, n. 2, July 20, 2021. Available at: http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.3890387. Accessed on: July 9, 2023.

LEVY, Michael; WEITZ, Barton A.; GREWAL, Dhruv. Retailing management. 11. ed. [S. l.]: McGraw Hill Education, 2023.

LIMA, Andre. G. P.; TEIXEIRA, Dalton. J. Localização Varejista: Um Estudo sobre a Utilização do Modelo de Huff para a Tomada de Decisões sobre Localização. Revista Gestão & Tecnologia, v. 8, n. 1, p. 1–19, 2008. Doi: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2008.v8i1.211. Accessed on: July 10, 2023.

MACHADO, Felipe. N. R. Big data o futuro dos dados e aplicações. São José dos Campos: Érica, 2018.

MADEIRA, Luiza; FRANZÃO, Thiago. O trajeto das compras de fim de ano: como mobilizar o desejo do consumidor com ajuda do Waze. Think with Google, Brazil, Nov. 2022. Available at: https://tinyurl.com/29x2qprv. Accessed on: July 12, 2023.

MATHUR, Arunesh.; KSHIRSAGAR, Mihir.; MAYER, Jonathan. What makes a dark pattern... dark? design attributes, normative considerations, and measurement methods. In: CHI CONFERENCE ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS, 2021, Yokohama, Japan. Proceedings […]. Yokohama, Japan. New York: Association for Computing Machinery, 2021.Available at: https://doi.org/10.1145/3411764.3445610. Accessed on: July 8, 2023.

MONTEIRO, Gabriela Reis Paiva. Big data e concorrência: Uma avaliação dos impactos da exploração de big data para o método antitruste tradicional de análise de concentrações econômicas. Dissertação de Mestrado (Mestrado Acadêmico em Direito da Regulação) – Escola de Direito do Rio Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2017. Available at: https://hdl.handle.net/10438/20312. Accessed on: July 11, 2023.

NAZÁRIO, Paulo. A importância de sistemas de informação para a competitividade logística. Revista Tecnologística, São Paulo, v. 5, p. 31, 1999. Available at: https://tinyurl.com/2xkx55tt. Accessed on: July 12, 2023.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Data-driven innovation: Big data for growth and well-being. Paris: OECD Publishing, 2015. Available at: https://doi.org/10.1787/9789264229358-en. Accessed on: July 15, 2023.

PANZAR, John C.; WILLIG, Robert D. Economies of scale in multi-output production. The Quarterly Journal of Economics, v. 91, n. 3, p. 481-493, 1977. Available at: https://doi.org/10.2307/1885979. Accessed on: July 5, 2023.

POEL, Naiche Van Der. Precificação dinâmica como uma ferramenta para administrar preços e vendas no varejo on-line: um estudo de caso da Netshoes. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade) – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getulio Vargas, São Paulo, 2020. Available at: https://hdl.handle.net/10438/29493. Accessed on: July 5, 2023.

POR QUE é importante conhecer os consumidores de sua marca? Exame, São Paulo, April 24 2017. Available at: https://tinyurl.com/28wx963u. Accessed on: July 7, 2023.

PRÜFER, Jens; SCHOTTMÜLLER, Christoph. Competing with big data. TILEC Discussion Paper, Tilburg, n. 2017-006, 2017. Available at: http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.2918726. Accessed on: July 11, 2023.

QUEIROZ, Renata S. Bernardes de. A importância dos modelos de Credit Scoring na concessão de crédito ao consumidor no varejo. In: SEMINÁRIOS DE ADMINISTRAÇÃO FEA USP, 9., 2006, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária, 2006.

RANKING dos Principais Apps. Similarweb, São Paulo, 2023. Available at: https://tinyurl.com/2adgvht4. Accessed on: July 5, 2023a.

RANKING dos Sites Principais. Similarweb, São Paulo, 2023. Available at: https://tinyurl.com/28cpt9w5. Accessed on July 5, 2023b.

RENNIE, Alistair; PROTHEROE, Jonny; CHARRON, Claire; BREATNACH, Gerald. Decoding decisions: Making sense of the messy middle. [S. l.], Think with Google, 2020. Available at: https://tinyurl.com/y6aafv5r. Accessed on: July 12 2023.

RIBEIRO, Mariana. Mercado Pago e VTEX lançam iniciador de pagamento. Valor Econômico, São Paulo, May 17 2023. Available at: https://tinyurl.com/2ns5pk76. Accessed on: July 12 2023.

RUBINFELD, Daniel L.; GAL, Michal. Access barriers to big data. Arizona Law Review, v. 59, 2017. Available at: http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.2830586. Accessed on: July 15 2023.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE VAREJO E CONSUMO (SBVC). Transformação Digital no Varejo Brasileiro. 5th ed. São Paulo: SBVC, 2023. Available at: https://tinyurl.com/24m8veqf. Accessed on: July 12, 2023.

SOKOL, D. Daniel; COMERFORD, Roisin. Antitrust and regulating big data. The George Mason Law Review, v. 23, 2016. Available at: https://tinyurl.com/235ohjlv. Accessed on: July 7, 2023.

SOUZA, Karina. Scanntech, startup de dados para varejo e indústria, capta R$ 210 mi com Warbug Pincus. Exame, São Paulo, January 19 2023. Available at: https://tinyurl.com/2xkwpudw. Accessed on July 10, 2023.

STATISTA. Share of unique data and replicated data in the global datasphere in 2020 and 2024. Statista, New York, 2020. Available at: https://tinyurl.com/2btypq3p. Accessed on: July 13, 2023.

TAUHATA, Sérgio. Magalu lança cartão para empresas e avança no crédito. Valor Econômico, São Paulo, May 12 2022. Available at: https://tinyurl.com/25ey76z5. Accessed on: July 11, 2023.

TEM início nova fase do Open Banking no Brasil. Serviços e Informações do Brasil, Brasília, October 31 2022. Available at: https://tinyurl.com/2agyqb6z. Accessed on: October 17, 2023.

TUCKER, Darren S.; WELLFORD, Hill. Big mistakes regarding big data. Antitrust Source, Chicago, December, 2014. Available at: https://ssrn.com/abstract=2549044. Accessed on: May 29, 2024.