Dados são uma fonte de competição ou preocupação no mercado varejista brasileiro?
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Resumo
Contexto: as empresas sempre utilizaram dados para tomar decisões, mas a quantidade, a variedade e a velocidade dos dados aumentaram drasticamente nos últimos anos. Este fato conduziu ao aparecimento da big data, que por sua vez intensificou a inovação, levou a novos serviços e a produtos como a informação de tráfego em tempo real e a serviços personalizados de marketing e entrega. Embora os grandes volumes de dados tenham conduzido a ganhos de eficiência, também suscitaram um novo debate no domínio antitruste: até que ponto podem os dados tornarem-se uma preocupação concorrencial?
Objetivo: este artigo é um estudo de caso sobre o mercado varejista brasileiro a partir da literatura recente sobre barreiras à entrada fomentado por atividades baseadas em dados e a importância dos dados como um ativo capaz de criar poder de mercado e ensejar práticas anticompetitivas.
Metodologia: foi realizado uma revisão bibliográfica acerca da importância dos dados como possível ativo criador de barreiras à entrada, bem como a interpretação da autoridade antitruste brasileira – Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em atos de concentração recentes, além de análise exploratória dos dados de acesso e de receita dos principais players varejistas em diferentes segmentos de mercado e modalidade de negócios.
Conclusões: o artigo conclui que, tendo em conta o estudo de caso, não é evidente que a big data conduza a vantagens altamente competitivas no setor do varejo no Brasil e que as preocupações concorrenciais não se estendem para todos os mercados intensivos em utilização de dados, pois os dados podem ser segmentados e proporcionam diferentes vantagens competitivas que não implicam em relevantes barreiras à no setor varejista brasileiro.
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