O combate aos cartéis por meio da responsabilização civil e o desafio da quantificação dos danos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo analisa a quantificação dos danos causados por cartéis, etapa necessária para a reparação civil dos prejuízos sofridos, mas que representa uma relevante barreira para os interessados. Inicialmente, se apresenta um panorama atual do combate aos cartéis no Brasil e a importância da responsabilidade civil como medida dissuasória. Na sequência, se busca demonstrar quais são os principais danos causados por este tipo de infração contra a ordem econômica. Por fim, são analisados os principais métodos de quantificação dos danos patrimoniais e extrapatrimoniais, bem como a questão do repasse de sobrepreços à cadeia produtiva. Verifica-se a importância de serem utilizados métodos confiáveis, embasados e previsíveis, de forma a aumentar os índices de sucesso deste tipo de demanda. Para concluir, são apresentadas possíveis contribuições do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE visando ao fortalecimento deste instituto.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados são do(s) autor(es), com direitos da Revista de Defesa da Concorrência (RDC) sobre a primeira publicação, impressa e/ou digital.
O(s) autor(es) somente poderá(ão) utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Defesa da Concorrência como o meio da publicação original. Se não houver tal indicação, considerar-se-á situação de autoplágio.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e o número dessa publicação, além do link DOI para referência cruzada. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.
Por se tratar de periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte, conforme a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).