A cláusula de preferência em relações verticais entre empresas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste texto é propor um modelo de análise sistematizada da cláusula de preferência, que leva em consideração efeitos anticompetitivos e eficiências. Argumenta-se que uma maior sistematização da análise antitruste de restrições verticais em geral pode resultar nos seguintes ganhos para a sociedade: (i) a possiblidade dos agentes de mercado realizarem, ao redigirem contratos, uma análise preventiva antitruste; (ii) maior segurança jurídica; e (iii) a economia para os cofres públicos, permitindo às autoridades antitruste poderão, consequentemente, concentrar mais seu orçamento na investigação de condutas mais graves.
Downloads
Detalhes do artigo
Os direitos autorais dos artigos publicados são do(s) autor(es), com direitos da Revista de Defesa da Concorrência (RDC) sobre a primeira publicação, impressa e/ou digital.
O(s) autor(es) somente poderá(ão) utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Defesa da Concorrência como o meio da publicação original. Se não houver tal indicação, considerar-se-á situação de autoplágio.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e o número dessa publicação, além do link DOI para referência cruzada. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.
Por se tratar de periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte, conforme a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).