A regulação da concorrência entre plataformas na União Europeia: uma análise do Regulamento dos Mercados Digitais (DMA)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Contexto: o texto discute a crescente demanda pela regulação das plataformas digitais e como ela se materializa no Regulamento dos Mercados Digitais (DMA, em inglês), da União Europeia.
Objetivo: contextualizar e discutir o momento de retomada da regulação estatal sobre plataformas digitais e analisar o DMA, segundo as categorias: i) objetivos e formas de consecução; ii) âmbito de aplicação; iii) arquitetura regulatória e mecanismos de implementação; e iv) instrumentos de sanção.
Método: o estudo foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica e documental, realização de entrevistas semiestruturadas e avaliação em profundidade de políticas públicas sociais.
Conclusões: conclui que o DMA é parte da estratégia europeia de reposicionamento na concorrência internacional. Com ele, a Comissão Europeia objetiva unificar o mercado e, a partir de uma regulação assimétrica, abrir espaço para a presença de empresas locais, sem modificar aspectos estruturais de organização dos mercados digitais.
Detalhes do artigo
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados são do(s) autor(es), com direitos da Revista de Defesa da Concorrência (RDC) sobre a primeira publicação, impressa e/ou digital.
O(s) autor(es) somente poderá(ão) utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Defesa da Concorrência como o meio da publicação original. Se não houver tal indicação, considerar-se-á situação de autoplágio.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e o número dessa publicação, além do link DOI para referência cruzada. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.
Por se tratar de periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte, conforme a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
Como Citar
Referências
AGLIETTA, Michel. El capitalismo en el cambio de siglo: la teoría de la regulación y el desafío del cambio social. New Left Review, Madri, n. 7, p. 16-70, 2001. Disponível em: https://x.gd/nQraX. Acesso em: 24 jun. 2024.
ARTICLE 19 recommendations for the Digital Markets Act Trilogue. Article 19, [s. l.], 2022. Disponível em: https://x.gd/gR0gt. Acesso em: 24 jun. 2024.
AKMAN, Pinar. Regulating competition in digital platform markets: a critical assessment of the framework and approach of the EU Digital Markets Act. European Law Review, Londres, v. 85, p. 1-30, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.3978625. Acesso em: 15 dez. 2024.
BAUMOL, William J.; PANZAR, John C.; WILLIG, Robert D. Contestable markets: An uprising in the theory of industry structure: Reply. The American Economic Review, v. 73, n. 3, p. 491-496, 1983. Disponível em: https://x.gd/M30a6. Acesso em: 17 dez. 2024.
BECERRA, Martín; MASTRINI, Guillermo. La convergencia de medios, telecomunicaciones e internet en la perspectiva de la competencia: hacia un enfoque multicomprensivo. Cuadernos de Discusión de Comunicación e Información. Montevidéu: UNESCO, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3zBebSa. Acesso em: 2 jun. 2021.
BERRY, John W. The World Summit on the Information Society (WSIS): a global challenge in the new millennium. Libri, Munique, v. 56, p. 1–15, 2006. Disponível em: https://x.gd/S3B31. Acesso em: 17 dez. 2024.
BOLAÑO, César. Mercado brasileiro de televisão. 2. ed. São Cristóvão: EDUC, 2004.
BOLAÑO, César Ricardo Siqueira. O conceito de cultura em Celso Furtado. Salvador: EDUFBA, 2015.
BOLAÑO, César Ricardo Siqueira; BARRETO, Helena Martins do Rêgo; VALENTE, Jonas Chagas Lúcio. Para a análise teórico-metodológica das plataformas digitais como estruturas de mediação a partir da Economia Política da Comunicação. Revista Avatares, Buenos Aires, n. 24, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://x.gd/hOwF1. Acesso em: 17 dez. 2024.
BOYER, Robert. Habrá una tercera burbuja que provocará una crisis de consecuencias mayores (Entrevista de Miguel Ángel Jiménez González). Investigación Económica, Cidade do México, v. 69, n. 272, p. 137- 160, abr./jun, 2010. Disponível em: https://x.gd/cUeuL. Acesso em: 17 dez. 2024.
BRADFORD, Anu. The Brussels effect: how the European Union rules the world. Oxford: Oxford University Press, 2020.
BRITTOS, Valério Cruz. Estudos culturais, economia política da comunicacão e o mercado brasileiro de televisão. Buenos Aires: CLACSO, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.2307/j.ctv2v88cqg. Acesso em: 5 dez. 2024.
BONNAMY, Céleste; PERARNAUD, Clément. Introduction. EU digital policies and politics: unpacking the European approach to regulate the “digital”. Politique européenne, [s. l.], v. 81, n. 3, p. 8–27, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.2307/j.ctv2v88cqg. Acesso em: 5 dez. 2024.
CHIARINI, Tulio; ROCHA, Diandra Carolina de Oliveira V. da; PRADO, Luiz Carlos T. Delorme. Reflexões sobre o PL no 2.768/2022: desafios da regulação econômica em mercados mediados por plataformas digitais. Rio de Janeiro: Ipea, 2024. Disponível em: http://dx.doi.org/10.38116/diset134. Acesso em: 12 dez. 2024.
CINI, Michelle; CZULNO, Patryk. Digital Single Market and the EU competition regime: an explanation of policy change. Journal of European Integration, Londres, v. 44, n. 1, p. 41–57, 2022. Disponível em: https://x.gd/ii8dV. Acesso em: 17 dez. 2024.
COMISSÃO EUROPEIA. Orientações para a Digitalização até 2030: a via europeia para a Década Digital. Bruxelas: Comissão Europeia, 2021. Disponível em: https://x.gd/diERZ. Acesso em: 17 dez. 2024
COMISSÃO EUROPEIA. A política e a governação da Internet: O papel da Europa na configuração da governação da Internet no futuro. Bruxelas: Comissão Europeia, 2014. Disponível em: https://x.gd/ Nm7fH. Acesso em: 2 dez. 2024.
COMMISSION sends preliminary findings to Alphabet under the Digital Markets Act. European Commission, Bruxelas, 18 mar. 2025. Disponível em: https://x.gd/EzV41. Acesso em: 16 abr. 2025.
DIGITAL Markets Act: Commission creates High-Level Group to provide advice and expertise in implementation. European Commission, Bruxelas, 23 mar. 2023. Disponível em: https://x.gd/dl7ma. Acesso em: 26 jun. 2024.
DIGITAL Markets Act position paper. DigitalEurope, Bruxelas, 27 maio 2021. Disponível em: https://x. gd/jX9UE. Acesso em: 25 jun. 2024.
EUROPA. Parlamento Europeu. Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia. Projeto de Parecer 2020/0374(COD). Relator: Carlos Zorrinho. [S. l.]: Parlamento Europeu, 2021. Disponível em: https://x. gd/b4qJs. Acesso em: 10 abr. 2025.
EUROPEAN UNION (EU). Regulamento dos Mercados Digitais. European Union: Bruxelas, 2022. Disponível em: https://x.gd/nATXT. Acesso em: 17 nov. 2024.
FERNANDES, Victor Oliveira. Direito da concorrência das plataformas digitais: Entre abuso de poder econômico e inovação. Brasília: Revista dos Tribunais, 2022.
FLEW, Terry. Regulating Platforms. Cambridge: Polity, 2022.
FLEW, Terry; MARTIN, Fiona; SUZOR, Nicolas. Internet regulation as media policy: rethinking the question of digital communication platform governance. Journal of Digital Media & Policy, [s. l.], v. 10, n. 1, p. 33–50, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1386/jdmp.10.1.33_1. Acesso em: 14 dez. 2025.
FLORIDI, Luciano. The fight for digital sovereignty: what it is, and why it matters, especially for the EU. Philosophy & Technology, [s. l.], v. 33, p. 369–378, 2020. Disponível em: https://link.springer.com/ article/10.1007/s13347-020-00423-6. Acesso em: 2 dez. 2024.
FONTENELE, Ana Maria. De Mason e seus estudos de casos à firma jogando em um contexto estratégico: uma história do progresso nas teorias da organização industrial. Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 32-57, 2000. Disponível em: https://x.gd/JwNOQ. Acesso em: 2 dez. 2024.
GAWER, Annabelle; BONINA, Carla. Digital platforms and development: risks to competition and their regulatory implications in developing countries. Information and Organization, [s. l.], v. 34, n. 3, p. 1-16, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.infoandorg.2024.100525. Acesso em: 2 dez. 2024.
GORWA, Robert. ‘What is platform governance?’ Information, Communication & Society, [s. l.], v. 22, n. 6, p. 854–871, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1369118X.2019.1573914. Acesso em: 27 ago. 2024.
GORWA, Robert. The politics of platform regulation: how governments shape online content moderation. Oxford: Oxford University Press, 2024.
HABERMAS, Jürgen. Uma nova mudança estrutural da esfera pública e a política deliberativa. São Paulo: Unesp, 2023.
LAMEIRAS, Mariana; SOUSA, Helena. Perplexidades e incertezas da regulação dos media na Europa. Revista Eptic, São Cristóvão, v. 17, n. 2, p. 120-136, 2015. Disponível em: https://x.gd/jhllr. Acesso em: 30 nov. 2024.
LANCIERI, Filippo Maria; SAKOWSKI, Patrícia Alessandra Morita. Concorrência em mercados digitais: uma revisão dos relatórios especializados: Documento de trabalho 005/2020. Brasília: Cade, 2020. Disponível em: https://x.gd/98IsX. Acesso em: 2 dez. 2024.
LUND, Kristin Skogen; PIECH, Magdelena. The European Tech Alliance: The DMA Must Get Definitions Right to Fulfill its Objectives. Bruxelas: The European Tech Alliance, 2021. Disponível em: https://x.gd/ YqYmS. Acesso em: 25 jun. 2024.
MARTINS, Helena. Regulação de plataformas: caminhos para a garantia do direito à comunicação e da liberdade de expressão na internet. In: PRATA, Nair; PESSOA, Sônia Caldas (org.). Fluxos comunicacionais e crise da democracia. São Paulo: Intercom, 2020. p. 144–145.
MANSELL, Robin; STEINMUELLER, W. Edward. Denaturalizing digital platforms: is mass individualization here to stay? International Journal of Communication, Los Angeles, v. 16, p. 461-481, 2022. Disponível em: https://x.gd/EamQh. Acesso em: 12 dez. 2024.
MEMBERS. European Tech Alliance, Bruxelas, 2024. Disponível em: https://x.gd/5m1nn. Acesso em: 26 jun. 2024.
MOORE, Martin; TAMBINI, Damian (org.). Digital dominance: the power of Google, Amazon, Facebook, and Apple. Oxford: Oxford University Press, 2018.
NIEMINEN, Hannu; PADOVANI, Claudia; SOUSA, Helena. Why has the EU been late in regulating social media platforms? Javnost - The Public, [s. l.], v. 30, n. 2, p. 174–196, 2023. Disponível em: https://x.gd/ Elxj3. Acesso em: 12 dez. 2024.
PICARD, Robert G. Competition, monopoly, and antitrust issues. In: FLEW, Terry; HOLT, Jennifer; THOMAS, Julian (ed.). The SAGE Handbook of the Digital Media Economy. London: Sage, 2023. p. 449–469.
POELL, Thomas; NIEBORG, David; VAN DIJCK, José. Plataformização. Revista Fronteiras – Estudos Midiáticos, São Leopoldo, v. 22, n. 1, p. 2–10, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.4013/fem.2020.221.01. Acesso em: 1 dez. 2024.
RODRIGUES, Lea Carvalho. Propostas para uma avaliação em profundidade de políticas públicas sociais. Revista Avaliação de Políticas Públicas (AVAL), Fortaleza, ano 1, v. 1, n. 1, p. 7-15, jan./jun. 2008. Disponível em: https://x.gd/ZHkBa0. Acesso em: 12 dez. 2024.
SRNICEK, Nick. Platform capitalism. Cambridge: Polity Press, 2017.
VALENTE, Jonas C. L. Regulando desinformação e fake news: um panorama internacional das respostas ao problema. Comunicação Pública, Lisboa, v. 17, n. 27, p. 1-17, 2019. Disponível em: https:// doi.org/10.4000/cp.5262. Acesso em: 11 nov. 2024.
VAN DIJCK, José. Seeing the forest for the trees: visualizing platformization and its governance. New Media & Society, [s. l.], v. 23, n. 9, p. 2801–2819, 2021. Disponível em: https://x.gd/Ttizj. Acesso em: 11 nov. 2024.
VAN DIJCK, José. Governing platforms and societies. Platforms & Society, [s. l.], v. 1, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1177/29768624241255922. Acesso em: 11 nov. 2024.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.