Impactos concorrenciais da digitalização na dinâmica do mercado brasileiro: estudo de caso sobre o varejo

Main Article Content

Miguel Silveira Moreira
Silvia Fagá de Almeida
Anna Olimpia de Moura Leite
Gabriel Silva Takahashi

Abstract

Contexto: a economia brasileira passou por significativa transformação digital, e o varejo não é exceção. Cada vez mais varejistas estão usando ferramentas digitais e oferecendo aos clientes propostas mais atraentes de como comprar, o que por sua vez aproximou o varejo offline e online em benefício dos consumidores.


Objetivo: analisar como a crescente digitalização do varejo alterou a dinâmica competitiva entre canais de venda e como essas mudanças se refletem nos padrões de comportamento e escolhas dos consumidores.


Método: revisão de literatura econômica e uso de estatísticas descritivas a partir de dados públicos.


Conclusões: a transformação digital no varejo brasileiro tem sido incremental ao invés de disruptiva, com evidências mostrando que os canais online e offline competem enquanto desempenham papéis complementares.

Article Details

Section

III Rio International Workshop on Advances in Competition Policy Analysis

Author Biographies

Miguel Silveira Moreira, Ecoa Consultoria Econômica

Mestre e graduado em Economia pela UFRJ. Atuou como economista no Departamento de Estudos Econômicos do CADE. Possui experiência em temas de defesa da concorrência e regulação, incluindo análises de fusões, aquisições e condutas anticompetitivas, com foco em mercados de plataformas digitais e petróleo e gás.

Silvia Fagá de Almeida, Ecoa Consultoria Econômica

Sócia-fundadora da ecoa, formada na FEA-USP, doutora em economia pela FGV. Foi visiting scholar na Columbia University-NY. Com mais de 20 anos de experiência como consultora, é também professora do programa de MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Vice-Presidente do IBRAC (Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional) e Presidente da WIA (Women in Antitrust).

Anna Olimpia de Moura Leite, LCA Consultores

Mestre e graduada em economia pela FEA-USP. Trabalhou como assessora técnica do Gabinete do Prefeito e na Assessoria Econômica da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de São Paulo. Atualmente é diretora da LCA Consultores.

Gabriel Silva Takahashi, Ecoa Consultoria Econômica

Economista pela FEA-USP e mestre em Economia pelo Insper. Consultor econômico há mais de oito anos, com foco em temas relacionados à defesa da concorrência, regulação e políticas públicas. Possui experiência em diversos casos de aquisição e condutas de elevada complexidade no Cade e discussões de regulação em mercados digitais.

How to Cite

Impactos concorrenciais da digitalização na dinâmica do mercado brasileiro:: estudo de caso sobre o varejo. Revista de Defesa da Concorrência, Brasília, v. 13, n. 1, p. p. 73–94, 2025. DOI: 10.52896/rdc.v13i1.1928. Disponível em: https://revista.cade.gov.br/index.php/revistadedefesadaconcorrencia/article/view/1928. Acesso em: 27 aug. 2025.

References

ABRANTES-METZ, Rosa M.; MALONEY, Mame. Competitive Dynamics of Online and Brick-and-Mortar Retail Prices. CPI Antitrust Chronicle, July 2022. Available at: https://x.gd/JqnL8. Accessed on: Jan. 5 2025.

AKMAN, Pinar. A web of paradoxes: empirical evidence on online platform users and implications for competition and regulation in digital markets. Virginia Law Business Review, Virginia, v. 16, i. 2. p. 217- 292, 2022. Available at: https://x.gd/m1M3q. Accessed on: Jan. 5 2025.

ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE INTERNET (ALAI). Avaliação econômica e concorrencial do PL no 2.768/2022: experiência internacional, identificação das empresas sujeitas à regulação e estimação dos impactos econômicos. Montevideo: Alai, 2023. Available at: https://x.gd/faKGP. Accessed on: Jan. 5 2025.

BASES de microdados. Cetic.br, São Paulo, 2024. Available at: https://x.gd/5h9VM. Accessed on: Jan. 5 2025.

BASTOS, Camila Sanson Pereira. Mercados de Plataformas Digitais: Edição Revista e Atualizada. Brasília, DF: Conselho Administrativo de Defesa Econômica, 2023. Available at: https://x.gd/t4ARE. Accessed on: Jan. 5 2025.

BRASIL. Ministério da Fazenda. Digital platforms: competition aspects and regulatory recommendations for Brazil. Brasília: Ministry of Finance, 2024. Available at: https://x.gd/M9fp3. Accessed on: Dec. 12 2024.

CAVALLO, Alberto. Are Online and Offline Prices Similar? Evidence from Large Multi-channel Retailers. American Economic Review, v. 107, i. 1, p. 283-303, 2017. DOI: 10.1257/aer.20160542. Available at: https://x. gd/v4Zpf. Accessed on: Dec. 12 2024.

CALVANO, Emilio; POLO, Michele. Market power, competition and innovation in digital markets: A survey. Information Economics and Policy, [s. l.], v. 54, p. 100853, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j. infoecopol.2020.100853. Available at: https://x.gd/hINlX. Accessed on: Jan. 21 2025.

CENNAMO, Carmelo. Competing in digital markets: A platform-based perspective. Academy of Management Perspectives, Valhala, v. 35, n. 2, p. 265-291, 2021. DOI: https://doi.org/10.5465/ amp.2016.0048. Available at: https://x.gd/yuMnY. Accessed on: Dec. 12 2024.

CUSUMANO, Michael A.; GAWER, Annabelle; YOFFIE, David B. The Business of Platforms: Strategy in the Age of Digital Competition, Innovation, and Power. New York: Harper Business, 2019.

DOLFEN, Paul et al. Assessing the Gains from E-commerce. American Economic Journal: Macroeconomics, Pittsburgh, v. 11, n. 1, p. 342-370, 2023. Available at: https://x.gd/b5CFv. Accessed on: Jan. 5 2025.

EVANS, David S.; SCHMALENSEE, Richard. Matchmakers: The New Economics of Multisided Platforms. Cambridge: Harvard Business Review Press, 2016.

GOLDFARB, Avi; TUCKER, Catherine. Digital Economics. Journal of Economic Literature, Pittsburgh, v. 57, n. 1, p. 3-43, 2019. Available at: https://x.gd/YvtjO. Accessed on: Jan. 25 2025.

GOLDMANIS, Maris et al. E-commerce and the Market Structure of Retail Industries. The Economic Journal, Oxford, v. 120, i. 545, p. 651-682, 2010. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1468-0297.2009.02310.x. Available at: https://x.gd/yQ6ii. Accessed on: Jan. 21 2025.

GOLOVANOVA, Svetlana et al. The institutional environment and gig platform transaction cost solutions. Journal of Institutional Economics, Cambridge, v. 20, e12, 2024. DOI: https://doi.org/10.1017/ S1744137423000383. Available at: https://x.gd/jH68sF. Accessed on: Dec. 17 2024.

GORODNICHENKO, Yuriy; TALAVERA, Oleksandr. Price setting in online markets: Basic facts, international comparisons, and cross-border integration. American Economic Review, Pittsburgh, v. 107, 1. 1, p. 249- 282, 2017. DOI: 10.1257/aer.20141127. Available at: https://x.gd/mFVcw. Accessed on: Jan. 21 2025.

HAGIU, Andrei; WRIGHT, Julian. Multi-Sided Platforms. International Journal of Industrial Organization, [s. l.], v. 43, p. 162-174, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijindorg.2015.03.003. Available at: https://x. gd/P8SwQ. Accessed on: Jan. 21 2025.

HANELT, André et al. A Systematic Review of the Literature on Digital Transformation: Insights and Implications for Strategy and Organizational Change. Journal of Management Studies, v. 59, i. 2, 2022. DOI: https://doi.org/10.1111/joms.12639. Available at: https://x.gd/cLa0h. Accessed on: Jan. 21 2025.

HOVENKAMP, Herbert. Antitrust and eMarkets. Stanford Law and Policy Review, Philadelphia, 2024. DOI: https://dx.doi.org/10.2139/ssrn.4962651. Available at: https://x.gd/i0WSi. Accessed on: Jan. 21 2025.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Anual de Comércio. [S. l.]: IBGE, 2023. Available at: https://x.gd/Q4UD4. Accessed on: Jan. 21 2025.

LENDLE, Andreas et al. There Goes Gravity: EBay and the Death of Distance. The Economic Journal, Oxford, v. 126, i. 595, p. 406-441, 2016. DOI: https://doi.org/10.1111/ecoj.12286. Available at: https://x.gd/ KPmmQ. Accessed on: Dec. 12 2024.

MCINTYRE, David P.; SRINIVASAN, Arati. Networks, Platforms, and Strategy: Emerging Views and Next Steps. Strategic Management Journal, v. 38, i. 1, p. 141-160, 2017. DOI: https://doi.org/10.1002/smj.2596. Available at: https://x.gd/PpJza. Accessed on: Dec. 17 2024.

MCKINSEY & COMPANY. O consumidor brasileiro hoje: o sentimento e os hábitos de quem consome no Brasil. Nova Lima: McKinsey & Company, 2024. Available at: https://x.gd/n8fMG. Accessed on: Dec. 12 2024.

MORAIS, João Carlos Nicolini de; LIMA, Leonardo de Castro; TAKAHASHI, Gabriel Silva. Qual É a Sua Massa Crítica? Uma Abordagem Empírica para Cálculo da Massa Crítica em Plataformas Digitais. Revista Direito Público, Brasília, v. 20, i. 107, 2023. DOI: https://doi.org/10.11117/rdp.v20i107.7289. Available at: https://x.gd/Unu0r. Accessed on: Dec. 17 2024.

NOOREN, Pieter et al. Should We Regulate Digital Platforms? A New Framework for Evaluating Policy Options. Policy & Internet, [s. l.], v. 42, 1. 10, p. 264-301, 2018. DOI: https://doi.org/10.1002/poi3.177. Available at: https://x.gd/y7yx4. Accessed on: Jan. 21 2025.

NORTH, Douglass C.; WALLIS, John J. Integrating institutional change and technical change in economic history a transaction cost approach. Journal of Institutional and Theoretical Economics, v. 150, i. 4, p. 609-624, 1994. Available at: https://x.gd/mXl76. Accessed on: Jan. 21 2025.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Digital Economy Outlook 2020. Paris: OECD Publishing, 2020. Available at: https://x.gd/7rlJ2. Accessed on: Jan. 21 2025.

PARKER, Geoffrey G.; VAN ALSTYNE, Marshall W.; CHOUDARY, Sangeet Paul. Platform Revolution: How Networked Markets Are Transforming the Economy and How to Make Them Work for You. New York: W.W. Norton & Company, 2016.

ROCHET, Jean-Charles; TIROLE, Jean. Platform Competition in Two-Sided Markets. Journal of the European Economic Association, Chicester, v. 1, i. 4, p. 990-1029, 2003. DOI: https://doi. org/10.1162/154247603322493212. Available at: https://x.gd/vybsI. Accessed on: Dec. 17 2024.

VIAL, Gregory. Understanding Digital Transformation: A Review and a Research Agenda. The Journal of Strategic Information Systems, Newton, v. 28, i. 2, p. 118-144, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j. jsis.2019.01.003. Available at: https://x.gd/L5d5G. Accessed on: Dec. 17 2024.

VERHOEF, Peter C. et al. Digital transformation: A multidisciplinary reflection and research agenda. Journal of Business Research, v. 122, p. 889-901, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2019.09.022. Available at: https://x.gd/xkCbW. Accessed on: Dec. 17 2024.

WILLIAMSON, Oliver E. The economic institutions of capitalism: Firms, markets, relational contracting. New York: The Free Press, 1985.

XU, Lei. Platform Competition with Local Network Effects. [S. l.; s. n.], 2014. Available at: https://x.gd/ QNqCr. Accessed on: Dec. 17 2024.