Avaliação da substituibilidade de demanda e oferta na aviação internacional brasileira: uma abordagem da teoria das redes para análise antitruste
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Abstract
Contexto: a definição do mercado relevante no setor de aviação internacional varia entre as autoridades antitruste, com algumas focando nas rotas de origem-destino (O&D) e outras incorporando critérios mais amplos ou mais restritos. Enquanto a Comissão Europeia enfatiza a abordagem O&D e reconhece o impacto do modelo hub-and-spoke na substitutibilidade pelo lado da oferta, persistem debates sobre o papel dos efeitos de rede e a substitutibilidade entre voos diretos e indiretos.
Objetivo: o objetivo deste artigo é contribuir para o debate aplicando métodos quantitativos baseados na teoria de redes para identificar a existência de substitutibilidade pelo lado da demanda e da oferta entre rotas internacionais com origem ou destino no Brasil, possibilitando uma análise mais precisa em processos de fusões e aquisições que impactam o mercado de aviação internacional brasileiro.
Método: a adoção de métodos quantitativos (utilizando indicadores de rede) em conjunto com abordagens qualitativas para analisar a substitutibilidade tanto do lado da demanda quanto do lado da oferta no setor de aviação internacional.
Conclusões: este estudo demonstra a importância de adotar uma abordagem baseada em rede para avaliar a substituibilidade no setor de aviação internacional. Ao analisar tanto os fatores de demanda quanto de oferta, fornece insights sobre como a conectividade de rotas e o comportamento das companhias aéreas influenciam a dinâmica do mercado. Os resultados ressaltam a necessidade de incorporar a dinâmica das redes nas avaliações antitruste, oferecendo uma base para futuras pesquisas sobre as implicações competitivas das estruturas de rotas e das estratégias das companhias aéreas.
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