Avaliação da substituibilidade de demanda e oferta na aviação internacional brasileira: uma abordagem da teoria das redes para análise antitruste

Contenido principal del artículo

Gabriel Oliveira de Alarcão
Eduardo Roberto Zana
Tomás de Siervi Barcellos

Resumen

Contexto: a definição do mercado relevante no setor de aviação internacional varia entre as autoridades antitruste, com algumas focando nas rotas de origem-destino (O&D) e outras incorporando critérios mais amplos ou mais restritos. Enquanto a Comissão Europeia enfatiza a abordagem O&D e reconhece o impacto do modelo hub-and-spoke na substitutibilidade pelo lado da oferta, persistem debates sobre o papel dos efeitos de rede e a substitutibilidade entre voos diretos e indiretos.


Objetivo: o objetivo deste artigo é contribuir para o debate aplicando métodos quantitativos baseados na teoria de redes para identificar a existência de substitutibilidade pelo lado da demanda e da oferta entre rotas internacionais com origem ou destino no Brasil, possibilitando uma análise mais precisa em processos de fusões e aquisições que impactam o mercado de aviação internacional brasileiro.


Método: a adoção de métodos quantitativos (utilizando indicadores de rede) em conjunto com abordagens qualitativas para analisar a substitutibilidade tanto do lado da demanda quanto do lado da oferta no setor de aviação internacional.


Conclusões: este estudo demonstra a importância de adotar uma abordagem baseada em rede para avaliar a substituibilidade no setor de aviação internacional. Ao analisar tanto os fatores de demanda quanto de oferta, fornece insights sobre como a conectividade de rotas e o comportamento das companhias aéreas influenciam a dinâmica do mercado. Os resultados ressaltam a necessidade de incorporar a dinâmica das redes nas avaliações antitruste, oferecendo uma base para futuras pesquisas sobre as implicações competitivas das estruturas de rotas e das estratégias das companhias aéreas.

Detalles del artículo

Sección

Revista de Defesa da Concorrência

Biografía del autor/a

Gabriel Oliveira de Alarcão, Conselho Administrativo de Defesa Econômica (DEE/Cade)

Bacharel e mestrando em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Chefe de Serviço no Departamento de Estudos Econômicos (DEE) do Cade.

Eduardo Roberto Zana, Conselho Administrativo de Defesa Econômica (DEE/Cade)

Doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Regulação de Petróleo e Derivados, Álcool Combustível e Gás Natural. Coordenador substituto de Análise de Atos de Concentração no Departamento de Estudos Econômicos (DEE) no Cade.

Tomás de Siervi Barcellos, Conselho Administrativo de Defesa Econômica (DEE/Cade)

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB). Economista do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Coordenador de Análise de Atos de Concentração no Departamento de Estudos Econômicos (DEE) no Cade.

Cómo citar

Avaliação da substituibilidade de demanda e oferta na aviação internacional brasileira:: uma abordagem da teoria das redes para análise antitruste. Revista de Defesa da Concorrência, Brasília, v. 13, n. 1, p. p. 228–256, 2025. DOI: 10.52896/rdc.v13i1.1932. Disponível em: https://revista.cade.gov.br/index.php/revistadedefesadaconcorrencia/article/view/1932. Acesso em: 27 aug. 2025.

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