O Critério de fixação das multas aplicadas aos cartéis conforme à Lei 12.529/2011: Uma análise crítica

Conteúdo do artigo principal

Rodrigo de Camargo Cavalcanti

Resumo

O presente artigo, através de metodologia dedutiva, por meio de pesquisa bibliográfica atinente ao tema, especialmente doutrinária e documental, objetiva realizar uma análise crítica sobre o critério de fixação das multas aplicadas aos cartéis conforme a Lei 12.529/11. Para tanto, primeiramente analisa-se a Resolução 3/2012 do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, e, em seguida, aborda-se uma decisão recente e paradigmática desse Conselho, salientando primeiramente a posição diversa à da Superintendência Geral, para após abordarmos a posição efetiva deste órgão. Posteriormente, analisa-se mais detidamente as divergências entre tais posições, e, enfim, adentra-se no debate realizado sobre essa temática no Congresso brasileiro. Ademais, discute-se o Projeto de Lei do Senado 283/2016 e a base de cálculo da multa. Por fim, conclui-se pela necessidade de um maior debate sobre o tema na sociedade em face da indeterminação normativa existente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Revista de Defesa da Concorrência
Biografia do Autor

Rodrigo de Camargo Cavalcanti, Professor do Mestrado e Pesquisador em Direito da Faculdades Alves Faria (Alfa). Mestre e Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Professor do Mestrado e Pesquisador em Direito da Faculdades Alves Faria (Alfa). Mestre e Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).